O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí emitiu nota de pesar pelo falecimento do professor Oseas Pereira, que morreu aos 48 anos.
De acordo com a nota, Francisca era servidora da educação pública e estava lotada na Secretaria Municipal de Coivaras, que é jurisdição da Regional SINTE-Altos.
A greve foi deflagrada, segundo a categoria, pelo descumprimento do pagamento do reajuste no salário dos servidores da Educação de 2019 e 2020, que somados chegam ao percentual de 17,01%.
A categoria também luta para a mudança de classe, nível, o deferimento das aposentadorias, o reenquadramento dos técnicos, e a melhoria na infraestrutura das escolas.
Outras pautas também estão sendo levantadas pelos manifestantes como o fim dos contingenciamentos orçamentários do Ministério da educação sobre as verbas destinadas às universidades federais.
O movimento tem concentração marcada para às 7 horas em frente ao prédio do Instituto Federal do Piauí, no centro de Teresina, e seguem e passeata até o INSS, próximo a Praça Rio Branco.
Segundo o diretor de comunicação do SINTE, professor João Correia, a greve será uma mobilização nacional dos educadores em busca, além da valorização da classe, o reajuste salarial para a cat
Na última terça-feira (21), o desembargador Joaquim Dias de Santana Filho, do Tribunal de Justiça do Piauí, determinou o fim da greve e o retorno imediato dos professores às salas de aula.
Olímpio Castro foi diretor do Liceu Piauiense por oito anos, foi vereador de Campo Maior e de Teresina, e também foi o primeiro presidente eleito do Sinte.
Na manhã desta quarta-feira (31), trabalhadores da educação vão fazer uma Assembleia Geral no Clube do SINTE para discutir pontos da Campanha Salarial 2018.
O Sinte-PI encaminhou ofício para o governador Wellington Dias em Novembro/2017, solicitando audiência para tratar da pauta específica dos trabalhadores em educação.