O prefeito eleito Sílvio Mendes (União Brasil) e o vice Jeová Alencar (Republicanos) foram diplomados pela Justiça Eleitoral em solenidade realizada na noite desta quarta-feira (18), no auditório do prédio antigo do Tribunal de Justiça do Piauí, situado na Praça Desembargador Edgar Nogueira. Além de Sílvio, 29 vereadores eleitos e seus respectivos suplentes também foram diplomados.
Em entrevista à imprensa, o prefeito eleito destacou que com a diplomação, está apto para assumir o Palácio da Cidade em 01 de janeiro de 2025. "O TRE atende à escolha dos teresinenses, que escolheram os seus vereadores, o seu prefeito, o seu vice, portanto, estamos aqui para cumprir a lei", ressaltou Sílvio Mendes.
Sílvio Mendes também ressaltou o compromisso que terá com as finanças do município a partir de 1º de janeiro. “É preciso ter cautela, saber quais são os problemas, como poderão ser revolvidos e honrar aquilo que for contratado”, completou.
"Momento especial da democracia"
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, prestigiou a diplomação dos eleitos em Teresina, ocasião em que pontuou a validação do processo democrático, e uma possível atuação conjunta entre Estado e município em prol dos teresinenses. "É um momento especial da democracia, e vim aqui prestigiar. Já recebi o doutor Silvio Mendes logo após a eleição, exatamente porque o momento da decisão do povo já aconteceu, e agora todos nós temos que trabalhar juntos, fazendo as parcerias administrativas e institucionais possíveis, para melhorar a vida do cidadão que mora em Teresina e em qualquer município do Piauí", declarou o governador.
"Dia histórico"
Para Jeová Alencar, vice-prefeito eleito, o recebimento do diploma referenda a escolha dos eleitores teresinenses. "Sentimento de alegria, de gratidão a Deus, ao povo de Teresina, que mais uma vez nos honra, ter aqui um mandato de vice junto com o nosso prefeito Silvio Mendes, e é natural que o momento é um esforço de forças para trabalhar pela cidade. A cidade precisa ser reorganizada, então é o momento de muito esforço, muita dedicação, e nós estamos preparados para isso. Hoje é um dia histórico para mim, até brinquei hoje na Assembleia, na nossa despedida, que em quatro anos aqui é a terceira vez que estou sendo diplomado. Fui vereador há quatro anos e encerraria esse ano o mandato, dois anos de deputado e também agora como vice-prefeito eleito", afirmou Jeová Alencar.
Cerimônia
A cerimônia de diplomação foi conduzia pela juíza da 1ª Zona Eleitoral, Júnia Maria Feitosa Bezerra Fialho. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, e membros da Corte Eleitoral piauiense também participaram da sessão solene. Durante o evento, o presidente do TRE-PI avaliou as etapas do processo eleitoral em Teresina, que finda com a diplomação dos candidatos eleitos. Para ele, a democracia e a transparência foram os pilares das eleições municipais de 2024.
Vereadores diplomados
O vereador reeleito Enzo Samuel (PDT), atual presidente da Câmara Municipal de Teresina, está entre os diplomados na solenidade organizada pela Justiça Eleitoral. Em pronunciamento, ele felicitou aqueles que com ele, também integrarão a Casa pelos próximos quatro anos. "Primeiro a gente agradece a Deus por mais uma oportunidade de estar aqui nessa diplomação como vereador eleito, aproveito o momento e deseja boa sorte a todos os vereadores que foram eleitos nessa legislatura, ao prefeito também para que possa fazer uma boa gestão e que a gente possa contribuir cada vez mais com a nossa cidade", disse o presidente da Câmara Municipal.
Ver todos os comentários | 0 |