O senador Ciro Nogueira (PP-PI) afirmou nesta sexta-feira (21) que o apoio à candidatura presidencial do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), nas eleições de 2026, ainda não está garantido. O ex-ministro da Casa Civil explicou que, para que a candidatura de Caiado seja viável, o governador precisa do apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, uma condição essencial para consolidar sua candidatura à presidência.
Pelas regras da Federação, que estão em processo de formalização entre o Progressistas (PP) e o União Brasil, os partidos precisam caminhar juntos no Congresso e nas eleições durante quatro anos. Com isso, a posição do PP em relação a Caiado nas próximas eleições dependerá, em grande parte, do apoio que o governador de Goiás conseguir de outros setores políticos, especialmente de Bolsonaro.

“Para ser viável, o Caiado precisa do apoio do Bolsonaro. O governador precisa do aval do ex-presidente para consolidar sua candidatura”, disse Nogueira.
O governador de Goiás planeja formalizar a candidatura à Presidência no dia 4 de abril, durante um evento em Salvador, onde a cúpula do União Brasil e seus principais quadros devem estar presentes. Enquanto isso, as tratativas entre o PP e o União Brasil seguem avançando, com o objetivo de consolidar a federação partidária. O Progressistas aprovou, em reunião na terça-feira (18), a continuidade das negociações para a aliança com o União Brasil.
Caso a federação seja concretizada, ela se tornará a maior bancada no Congresso, reunindo 109 deputados federais, com 59 do União Brasil e 50 do PP. No Senado, as duas bancadas somam 13 senadores, o que fortaleceria ainda mais o poder de negociação do grupo político.
Ver todos os comentários | 0 |