O governador do estado o Piauí, Wellington Dias, anunciou durante coletiva online nesta terça-feira (14) o corte de 15% no valor do próprio salário e dos demais integrantes do primeiro escalão do Governo, com exceção das áreas da Saúde, Assistência Social, Segurança e Justiça.
Outras medidas também foram elencadas enquanto durar o período de calamidade pública em função da pandemia do novo coronavírus, como forma de tentar garantir o equilíbrio fiscal do estado do Piauí.
- Foto: Divulgação/AscomGovernador Wellington Dias
De acordo com o governador, a ideia é economizar cerca de 2% da receita corrente, o que pode chegar a R$ 200 milhões. “O objetivo é garantir o equilíbrio fiscal nas contas do Piauí, voltadas em três direções, a redução da folha de pagamento, redução de despesas em cargos e salários, bem como com materiais e transportes, com exceção dos servidores que estão trabalhando na linha de frente: das áreas da Saúde, Segurança e Assistência Social. O Piauí já registra queda nas receitas e aumento nas despesas e esse contingenciamento implicará em uma economia de quase R$ 200 milhões”, afirmou Wellington Dias.
Confira o pacote com 8 medidas
Ampliação no número de leitos
Ainda durante a entrevista coletiva, Wellington Dias ressaltou que o Estado vai ampliar o número de leitos de 200 para cerca de 500 em razão do número de casos que vem se apresentando em demais municípios do interior. "Estamos descobrindo a presença do coronavírus em outros lugares, em Pimenteiras, em São Raimundo Nonato, em Caracol, enfim. Queremos chegar a 34 regiões do estado, já chegamos em 26 regiões. Começo de maio, segunda quinzena de maio, com 34 municípios polos com condições de ter UTI com salas de estabilização e um número adequado de leitos clínicos", afirmou.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Wellington Dias critica demora em ajuda emergencial do Governo Federal
Covid-19: Wellington Dias pede que União repasse recursos ao Piauí
Pedidos de empréstimos do Governo do Estado são discutidos na Alepi
Ver todos os comentários | 0 |