Subiu para 52 o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no Brasil, segundo dados atualizados pelo Ministério da Saúde na tarde desta quarta-feira, 11. Ao todo, a pasta monitora 907 casos suspeitos e já descartou 935 análises que deram negativo para a Covid-19.
Nesta tarde, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, participou de uma reunião da Comissão Geral na Câmara dos Deputados para atualizar a situação da doença aos parlamentares. O encontro ocorreu pouco depois de a Organização Mundial da Saúde decretar pandemia do novo vírus, com mais de 118 mil casos registrados no mundo.
"Agora, de uma maneira até certo ponto tardia, a OMS concorda com a posição brasileira de pandemia. O Brasil já vinha alertando para isso", disse o ministro. Mandetta também elogiou a resposta do sistema de saúde público diante da situação no País. "Nossa vigilância em saúde foi a que fez os movimentos mais antecipados", disse. "Fomos os primeiros a falar que é pandemia."
Mandetta repassou aos deputados e convidados para a comissão o planejamento do ministério para ampliar o antedimento na atenção primária. Uma das medidas é repassar a municípios até R$ 900 milhões para aumentar de 1,5 mil para 6,7 mil o número de postos de saúde com atendimento ampliado.
"O vírus é extremamente duro e deruba o sistema de saúde. Se ele [o vírus] não tem letalidade individual elevada, ele tem letalidade ao sistema de saúde", afirmou o ministro da Saúde. Mas ele afirma que não há "uma receita de bolo para o Brasil" e que é preciso avaliar a situação de cada Estado.
O Ministério da Saúde estima que o número de casos do novo coronavírus é dez vezes maior do que aquele que se conhece, o que ultrapassaria um milhão de pessoas infectadas.
Casos de coronavírus no Brasil por Estado
Alagoas: 1
Bahia: 2
Minas Gerais: 1
Espírito Santo: 1
Rio de Janeiro: 13
São Paulo: 30
Rio Grande do Sul: 2
Distrito Federal: 2
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Não faltará recursos para enfrentar coronavírus, diz secretário de Guedes
Coronavírus: número de casos confirmados sobe para 37 no Brasil
USP confirma primeiro caso de coronavírus
Ver todos os comentários | 0 |