Fechar
GP1

Parnaíba - Piauí

Juiz mantém Júri Popular de PM acusado de matar policial civil em Parnaíba

Na decisão proferida no dia 28 de janeiro, o magistrado negou recurso à defesa do cabo Valério de Sousa.

O juiz da 1ª Vara Criminal da Comarca de Parnaíba, Willmann Izac Ramos Santos, manteve a pronúncia do cabo da Polícia Militar do Piauí, Valério de Sousa Caldas Neto, para que ele vá a julgamento pelo Tribunal Popular do Júri pelo assassinato do policial civil Alexsandro Cavalcante Ferreira. Na decisão proferida no dia 28 de janeiro, o magistrado negou recurso à defesa do PM.

Conforme exposto no recurso, Valério de Sousa pleiteava a reforma da decisão de pronúncia alegando a inexistência de qualificadoras por não haver suporte probatório mínimo. Entretanto, tanto o Ministério Público do Piauí quanto o juiz Willmann Izac refutaram esse argumento.


Foto: Reprodução/WhatsAppCabo da PM, identificado como Valério, e o policial civil Alexsandro Cavalcante Ferreira
Cabo da PM, identificado como Valério, e o policial civil Alexsandro Cavalcante Ferreira

Para eles, a materialidade do delito foi comprovada mediante a recognição visuográfica do local do crime e através do laudo de exame cadavérico. Na decisão, o magistrado também pontuou que os indícios de autoria também recaem sobre o cabo da PM, o que ensejou a manutenção da pronúncia.

Policial Militar vai a Júri Popular

Na sentença de pronúncia proferida em 10 de julho de 2024, a juíza Maria do Perpétuo Socorro Ivani de Vasconcelos, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Parnaíba, decidiu que o PM Valério de Sousa Caldas Neto será julgado pelo Júri Popular pelo assassinato do policial civil.

O cabo da Polícia Militar será julgado pelo crime de homicídio qualificado, por uso de recurso que dificultou a defesa da vítima e fraude processual.

Relembre o caso

O policial civil Alexsandro Cavalcante Ferreira, de 45 anos, foi assassinado a tiros na noite do dia 12 de setembro de 2023, no Conjunto Colina do Alvorada, em Parnaíba, Litoral do Piauí. Ele era lotado na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher.

Ele foi encontrado sem vida na calçada de uma residência, perto de onde morava. A arma de fogo policial não estava com ele.

Horas depois do crime, o cabo da Polícia Militar Valério de Sousa Caldas Neto se apresentou na Central de Flagrantes de Parnaíba, sob a suspeita de ser o autor do assassinato do policial Alexsandro Cavalcante.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.