O deputado estadual Fábio Novo (PT), candidato a prefeito de Teresina, pediu direito de resposta na Justiça Eleitoral, nessa quarta-feira (28), em desfavor de Jeová Alencar (Republicanos), candidato a vice-prefeito na chapa de Sílvio Mendes (União Brasil), que o chamou de “mentiroso” e de “fraudador de pesquisas eleitorais”, em suas redes sociais.
Na publicação, Jeová ainda chama Fábio Novo de Fábionaro e de Fábionóquio por divulgar pesquisas em que o petista aparece quase 10 pontos percentuais na frente de Sílvio Mendes.
“Dá para confiar nesses resultados apresentados por esses institutos? Esses institutos ligados ao 'Fabionóquio', eles estão realmente medindo a intenção de voto, o sentimento das pessoas, ou estão sendo instrumento de manipulação das agências de publicidade? Porém, a verdade sempre vem. Recentemente, a TV Globo publicou uma pesquisa, realizada através do Instituto de Credibilidade Nacional, Instituto Quaest, em que o Dr. Silvio Mendes está praticamente 10 pontos percentuais na frente do 'Fabionóquio'. Por isso, Teresina, peço a você, fique atento e não acredite em tudo que lhe mostram. Porque a verdade, 'Fabionóquio', é que Teresina não se vende e não se rende”, disse Jeová Alencar em trecho do vídeo publicado.
Ofensa à honra
Na representação, Fábio Novo argumenta que a publicação de Jeová trata-se de fato ofensivo à reputação (difamação) e ofensa à dignidade e decoro (injúria). Além disso, expõe que se trata de imputação de crime (calúnia), já que fraudar pesquisas de intenção de votos é um ilícito penal.
Pedidos
Diante disso, Fábio Novo solicitou à Justiça Eleitoral direito de resposta pelo tempo de um minuto e 50 segundos e por tempo não inferior ao dobro em que a publicação de Jeová Alencar esteve ativa nas redes sociais.
Além disso, pediu a retirada do conteúdo de Jeová da internet, citação do representado e intimação do Ministério Público Eleitoral para emissão de parecer.
Ver todos os comentários | 0 |