O Ministério da Saúde da Namíbia decidiu suspender o uso da vacina russa Sputnik V em sua campanha de imunização contra a covid-19, por acreditar no risco de contaminação por HIV, devido ao adenovírus 5. A decisão do governo local foi dada no último sábado, dia 23 de outubro. A informação é agência Reuters.
De acordo com as autoridades da Namíbia, a restrição irá durar até que a Sputnik V entre para a lista de imunizantes contra a covid-19 aprovados pela Organização Mundial da Saúde para uso emergencial.
Anteriormente, a África do Sul rejeitou também a utilização da Sputnik V, em razão da possibilidade de aumento dos riscos de contaminação por HIV, que as autoridades do país associaram ao imunizante russo.
O órgão de saúde sul-africano alegou que não aprovou um pedido de uso de emergência para a Sputnik V nesse momento porque alguns estudos sugeriram que a administração de vacinas usando o vetor do adenovírus tipo 5, que é utilizado na vacina russa, pode aumentar suscetibilidade dos homens ao HIV.
Ver todos os comentários | 0 |