Já estamos às portas de 2022 e o clima no meio político é de muita ansiedade e expectativa, sobretudo, nos dois primeiros meses do ano, janeiro e fevereiro. O governador Wellington Dias (PT)-PI), por exemplo, já comunicou aos aliados que vai entrar nas discussões do seu grupo, de fato e de direito, a partir do próximo mês.
Uma das prioridades do chefe do Palácio de Karnak será resolver o impasse acerca do destino dos deputados que ainda não acertaram o partido que deverão se filiar. No entanto, esse passo só será possível após a definição nacional da proposta de federação entre PT, PSB, PCdoB e PV.
No plano majoritário, será avaliada a possibilidade de anunciar, previamente, a chapa majoritária governista que deverá contar com o secretário de Estado da Fazenda, Rafael Fonteles (PT) como candidato ao Governo, Wellington Dias para o Senado e o presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho (MDB) para vice.
Oposição
Já a oposição liderada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (Progressistas), também pretende pré-oficializar seu time majoritário no final de fevereiro do ano que vem. A vaga de governador está sendo ‘disputada’ pelo ex-prefeito de Teresina Sílvio Mendes (PSDB) e pela deputada federal Iracema Portella (Progressistas). Pesquisas e a opinião dos prefeitos aliados servirão para determinar a posição de cada um na chapa.
A vaga de senador vem sendo assegurada ao prefeito da cidade de Floriano, Joel Rodrigues (Progressistas), que prometeu renunciar ao cargo para se viabilizar na disputa.
Terceira via
Paralelo aos dois grupos acima citados, o prefeito de Teresina Dr. Pessoa (MDB), tem reafirmado o interesse de trabalhar uma terceira via para o Palácio de Karnak. Apesar de estar sendo ‘cortejado’ por Ciro Nogueira e Wellington Dias, o prefeito da Capital deixou claro que vai trabalhar no ano que vem, para apresentar aos piauienses mais uma alternativa.
Cidadania no páreo
O professor Washington Bonfim já se lançou como pré-candidato ao Governo do Estado pelo Cidadania. Ele tem se apresentado como a real terceira via e espera a definição nacional quanto a possibilidade de federação entre PSDB e Cidadania para fechar os acordos.
JVC
Já o ex-senador João Vicente Claudino, que deverá se filiar ao Podemos em janeiro, continua sendo uma incógnita. A expectativa é que ele se lance como candidato ao Governo do Piauí e monte palanque para o ex-ministro Sérgio Moro, que deve concorrer à presidência da República.
- Washington Bonfim não vê entraves para federação de Cidadania e PSDB
- Governador Wellington Dias quer que Dr. Pessoa permaneça no MDB
- MDB vai se reunir com Dr. Pessoa para 'aparar' arestas, diz João Henrique
- Ciro Nogueira e Wellington Dias disputam apoio de Dr. Pessoa em 2022
- JVC pode ser candidato ao Governo com apoio de Sérgio Moro
Ver todos os comentários | 0 |