Senadores da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid entregaram o relatório final ao procurador-geral da República, Augusto Aras, na manhã desta quarta-feira, 27. A audiência foi fechada e durou cerca de 30 minutos. Cabe a Aras dar andamento e pedir novas investigações ou arquivar as apurações.
Após quase seis meses de atividades para investigar as ações e omissões do Governo Federal na pandemia, a comissão encerrou as atividades nesta terça-feira, 26, com a aprovação por 7 votos a 4 do parecer final proposto pelo relator do colegiado, senador Renan Calheiros (MDB-AL).
A aprovação do documento inicia uma nova etapa no processo de responsabilização dos 81 indiciados (sendo duas empresas) pelos crimes apontados. O parecer de 1.288 páginas agora será encaminhado a diferentes órgãos públicos, de acordo com a competência de cada um. São eles: Câmara dos Deputados, Polícia Federal, Superior Tribunal de Justiça, Ministério Público Federal, Tribunal de Contas da União, ministérios públicos estaduais, PGR, Defensoria Pública da União e Tribunal Penal Internacional (TPI), segundo a Agência Senado.
Após o encontro, Aras, se manifestou em mensagem publicada pelo MPF no Twitter, destacando que a procuradoria poderá "avançar" nas investigações. “Esta CPI já produziu resultados. Temos denúncias, ações penais, autoridades afastadas e muitas investigações em andamento e agora, com essas novas informações poderemos avançar na apuração em relação a autoridades com prerrogativa do foro nos tribunais superiores”, disse.
Procurador-geral da República, Augusto Aras, recebeu, há pouco, relatório final da CPI da Covid. #CPIdaCOVID19#PGR
— MP Federal (@MPF_PGR) October 27, 2021
Fotos: Antonio Augusto/Secom/MPF pic.twitter.com/TKlYAr4tYt
Procurador-geral da República, Augusto Aras, recebeu, há pouco, relatório final da CPI da Covid. #CPIdaCOVID19#PGR
— MP Federal (@MPF_PGR) October 27, 2021
Fotos: Antonio Augusto/Secom/MPF pic.twitter.com/TKlYAr4tYt
Estiveram na reunião o presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), o vice Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e o relator Renan. Além dos senadores Fabiano Contarato (Rede-ES), Alessandro Vieira (Cidadania-SE), Otto Alencar (PSD-BA), Humberto Costa (PT-PE), Simone Tebet (MDB-MS) e Rogério Carvalho (PT-SE).
Ver todos os comentários | 0 |