O deputado estadual Marden Menezes (PSDB) quer a instituição de um “Dia Estadual de Conscientização e Orientação sobre o Câncer de Estômago” no Piauí. O projeto de lei do parlamentar foi apresentado na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e agora será analisado nas comissões técnicas.
Como um difícil diagnóstico, esse é o câncer com a quarta maior ocorrência na população masculina e com a sexta incidência nas mulheres. Em 2016 foram registrados 12.920 casos nos homens e 7.600 nas mulheres. O deputado quer que o dia estadual ocorra em 28 de setembro e explicou a necessidade de se conscientizar a população.
- Foto: Lucas Dias/GP1Marden Menezes
“Devido às grandes dificuldades em se realizar o diagnóstico, começa com os poucos sintomas e o câncer gástrico pode causar, principalmente na fase inicial. Esse diagnóstico é feito através de uma Endoscopia Digestiva Alta, a qual permite a realização de uma biópsia e ajuda no planejamento da cirurgia”, explicou Marden em sua justificativa para a aprovação do projeto.
Se o projeto de lei for aprovado, o governo do estado ficará responsável em promover ações, palestras, campanhas, seminários, além de usar mídias em rádio, televisão e outdoors informando sobre a doença e os seus sintomas. "O objetivo hoje em relação ao câncer do estômago é estimular a conscientizar as pessoas a procurarem um médico e ao mínimo sintoma realizar uma endoscopia digestiva", disse o parlamentar.
Ver todos os comentários | 0 |