Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Ministros Wellington Dias e Margareth Menezes apresentam Programa Rouanet Nordeste

O projeto é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e do Ministério da Cultura.

Giovana Matos/GP1 1 / 5 Wellington Dias em evento Wellington Dias em evento
Giovana Matos/GP1 2 / 5 Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias
Giovana Matos/GP1 3 / 5 Ministros Margareth Menezes e Wellington Dias Ministros Margareth Menezes e Wellington Dias
Giovana Matos/GP1 4 / 5 Cerimônia aconteceu no auditório do Blue Tree Towers Rio Poty Cerimônia aconteceu no auditório do Blue Tree Towers Rio Poty
Giovana Matos/GP1 5 / 5 Ministra da Cultura, Margareth Menezes Ministra da Cultura, Margareth Menezes

O Governo Federal anunciou nesta quinta-feira (28) a criação do Programa Rouanet Nordeste, que propõe medidas para democratizar o acesso aos investimentos culturais na região. O projeto é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e do Ministério da Cultura (MinC), e foi apresentado durante uma cerimônia realizada no Hotel Blue Tree Towers Rio Poty, em Teresina.

Segundo a ministra da Cultura, Margareth Menezes, o Programa Rouanet Nordeste nasceu a partir da necessidade de nacionalizar os incentivos culturais, já que grande parte dos projetos contemplados pela já existente Lei Rouanet estavam concentrados na região Sudeste.


“É uma política de nacionalização onde pela primeira vez nós estamos tendo oportunidade de chegar, de fazer projetos, de fazer política para os pequenos, para as pessoas que moram mais distantes e essa é parte de uma correção histórica que nós estamos precisando fazer. Então, é um movimento de correção da lei. De incentivo para que também as outras regiões do Brasil sejam também, tenham oportunidade, os seus setores, os seus agentes culturais tenham a oportunidade de acessar e trazer os patrocinadores, sensibilizar os patrocinadores para essa dimensão que o país realmente é, o Brasil do tamanho que o Brasil é”, declarou a ministra,

Na ocasião, o ministro Wellington Dias celebrou a parceria entre as pastas do Governo Federal em proporcionar um programa que visa, especialmente, diminuir as desigualdades culturais enfrentadas em todo o Brasil, principalmente no Nordeste. Ele explicou que diversas estatais brasileiras aderiram à iniciativa, como o Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Petrobras, Correios, Caixa, entre outras.

“Eu comemoro esse momento tanto pelo aspecto cultural, mas pela integração com o social e digo aqui o econômico. Como a gente viu os investimentos a lei Rouanet, Paulo Gustavo, tantos outros investimentos da cultura, é possível integrar um esforço inicial do setor privado e direcionar e canalizar esses recursos para o setor, muitas vezes colocado em segundo plano. Chegar, como vocês viram no edital, projetos com teto até 200 mil, outra parte até 500 mil, chegar aos pequenos municípios, mas chegar também para áreas em que é impossível nesse modelo, de livre iniciativa, alcançar uma condição de acesso”, declarou o ministro.

Para o vice-governador Themístocles Filho (MDB), além do incentivo à cultura, as ações do Programa Rouanet Nordeste também fomentarão a economia nas pequenas cidades. “Teatro, na hora que tem uma peça, o cidadão vende avião ou vende aviões, ou vende carro, o cidadão vende pipoca, vende tudo. Movimenta a economia de qualquer município, de qualquer país, de qualquer estado. Isso é bom para a população”, comemorou o vice-governador.

A iniciativa contempla um investimento de até R$ 50 milhões nos estados do Nordeste: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Também estão incluídos o norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.