A executiva regional do MDB reuniu a bancada de deputados para discutir a formação da chapa proporcional nas eleições de 2022. O encontro ocorreu na manhã desta sexta-feira (19), na sede do partido, zona leste de Teresina. O partido iniciou a discussão para analisar o melhor caminho para o próximo pleito, caso se mantenha a proibição das coligações.
Segundo o presidente estadual do MDB, senador Marcelo Castro, esta é a primeira reunião que está sendo realizada depois do início da pandemia. "Nós temos uma rotina aqui no MDB que é de praticar a democracia interna, tudo aqui no partido é decidido coletivamente, a executiva se reúne, e a gente toma as decisões e essa pandemia interrompeu esse hábito saudável de fazer reuniões ordinárias todas as segundas-feiras. Então, essa é a primeira reunião que estamos fazendo depois da pandemia", explicou.
Marcelo disse ainda que foi feito o balanço do resultado das eleições 2020. "Evidente que como nós não reunimos ainda depois da eleição de prefeito nós fizemos um balanço geral de como o partido se saiu e sem nenhuma dúvida falamos sobre 2022, sobre como é que vai ser, como vai ficar, evidentemente que quando os políticos se encontram tratam de política e de eleição", afirmou.
Sobre a preocupação dos deputados em relação ao fim das coligações proporcionais, Marcelo disse que essa é uma questão que está preocupando a todos. "Isso é preocupação de todos os partidos, porque é a primeira vez que nós vamos fazer uma eleição de deputado estadual e federal sem coligações proporcionais, nas outras eleições os partidos tinham estratégias para irem em coligação agora como não tem mais, cada partido terá que fazer a sua legenda individualmente e naturalmente todo partido está preocupado com isso, é uma preocupação legítima e natural porque os que têm mandatos querem manter os mandatos e todos que são candidatos querem ser eleitos", declarou.
João Mádison destacou que na reunião ficou definido que cada parlamentar deverá buscar candidatos para fortalecer o partido. "Cada parlamentar vai buscar candidatos, fortalecer o partido no interior onde perdemos com poucos votos, isso também nós vamos fazer".
"Foi uma reunião muito boa, ouvimos o nosso presidente Marcelo Castro e o presidente Themístocles. Marcelo Castro já tem conversado com o governador sobre o fortalecimento do MDB e com vários candidatos, as coisas têm andado muito bem, o Marcelo Castro trabalha no silêncio, ele é um estrategista, temos que respeitar, as coisas estão muito bem, e o MDB eu acredito que vai sair muito forte das eleições de 2022", enfatizou.
Ver todos os comentários | 0 |