A situação da falta de combustíveis em Teresina se agravou na noite deste sábado (26). De acordo com o presidente do Sindicato dos Proprietários de Postos de Combustíveis do Piauí, Alexandre Cavalcante, 80% dos postos estão sem gasolina na capital.
A expectativa do sindicato é que os combustíveis se esgotem na próxima segunda-feira (28), caso a greve dos caminhoneiros não acabe. "Acredito que agora à noite, entre 70% a 80% dos postos já estão sem combustíveis. Acho que poucos postos terão combustíveis em Teresina na segunda, muito pouco mesmo. A previsão é que acabe na segunda”, disse Alexandre.
- Foto: Marcelo Cardoso/GP1Frentista no posto de gasolina
Ainda conforme o presidente do sindicato, mesmo que a greve acabasse hoje, a falta de combustíveis continuaria sendo um problema para os teresinenses. “Mesmo resolvendo a greve, mesmo que ela acabasse hoje, ainda levaria uma semana pra ficar todo mundo legal”, destacou.
Filas
O pouco de combustível que resta na cidade está provocando filas enormes nos postos. No início da tarde, o único posto em que havia combustível na Avenida Presidente Kennedy, motoristas fizeram uma fila com cerca de 50 veículos para poder abastecer.
- Foto: Bruno SuênioPosto na Avenida Presidente Kennedy
Na Avenida Frei Serafim, os dois únicos postos que ainda estavam abastecendo os veículos na manhã deste sábado, encerraram as atividades durante o turno da tarde.
Interior
Algumas cidades do interior no Sul do Estado, como Bom Jesus, já estão sem combustíveis nos postos. Em Uruçuí estima-se que o estoque de combustível só dure até este domingo (27).
Bloqueios
Quatro pontos permanecem bloqueados no Piuaí segundo a Polícia Rodoviária Federal. São eles: km 01 da BR 316 no bairro Tabuleta em Teresina, KM 33 da BR 316 em Demerval Lobão, KM 323 da BR 316 em Picos e KM 351 em Bom Jesus, no Sul do Estado.
As entradas do terminal de petróleo continuam bloqueadas pelos motoristas de aplicativos no bairro Dirceu, na zona sudeste de Teresina. Os moradores que vivem próximo ao local também aderiram ao movimento, que visa diminuir o preço dos combustíveis no país.
Decreto de Temer
Na tarde deste sábado (26) o presidente Michel Temer (MDB) assinou o decreto de Garantia da Lei e da Ordem, que permite que as Forças Armadas sejam usadas para desbloquear as estradas federais.
“Fica autorizada a requisição, pelas autoridades envolvidas nas ações de desobstrução de vias públicas determinadas pelo Decreto nº 9.382, de 25 de maio de 2018, dos veículos particulares necessários ao transporte rodoviário de cargas consideradas essenciais”, diz o decreto.
MATÉRIAS RELACIONADAS
Postos de Teresina seguem sem combustíveis neste sábado
Procon-PI recomenda que donos de postos não aumentem preços de combustíveis
Greve dos caminhoneiros segue no país e chega ao 5º dia no Piauí
OAB-PI quer diálogo para evitar atrito entre polícia e caminhoneiros
Pelo menos 11 aeroportos do Brasil continuam sem combustível
Motoristas da Uber e taxistas aderem a protesto de caminhoneiros em Teresina
Ver todos os comentários | 0 |