Fechar
GP1

Eleições 2024

Governo do Maranhão proíbe venda de bebidas alcoólicas no dia da eleição

Lei Seca terá duração do começo ao fim do primeiro turno das eleições no Estado.

A venda, provimento e ingestão de bebidas alcoólicas está proibida no Maranhão durante o primeiro turno das eleições. Decisão foi feita por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-MA), determinando que a Lei Seca ocorra das 0h até às 22h desse domingo (6). Além da bebida alcoólica, também será proibido o comércio de produtos com efeitos semelhantes aos do álcool.

Caso alguma pessoa física ou jurídica viole a medida, a ação será caracterizada como crime de desobediência. A Secretaria de Segurança Pública afirmou também que a decisão foi feita visando a conservação da ordem pública, dos cidadãos e a manutenção da ordem em meio ao processo eleitoral. No Piauí, o Governo estadual também proibiu a venda de bebida alcoólica no dia das eleições.


Os estados de Roraima, Acre, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Norte e Ceará também irão implementar a Lei Seca durante as eleições. Porém, no Piauí, o período de aplicação da medida será mais longo que no Maranhão, se estendendo desde as 18 horas do dia 5 de outubro até às 18 horas do dia 6. Vale lembrar que o Ministério da Saúde alerta que o consumo excessivo de qualquer bebida alcoólica pode prejudicar a saúde a curto, intermediário ou longo prazo.

O uso abusivo de álcool é uma pauta que abrange vários setores e também é um fator de risco que influencia de forma negativa dois aspectos: aumento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs); e o aumento de agravos, como acidentes e violência.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.