Por Christina Rosa de Aguiar
Na madrugada do dia 10 de novembro de 2021 partiu para a morada celestial o artista plástico e ativista cultural Francisco Carvalho Costa Andrade, Francisco de Assis. Pintor, desenhista, escultor e liderança cultural, Costa Andrade escolheu a cidade de Palmas como seu maior e mais intenso atelier nas últimas duas décadas.
Destacou-se pela devoção e a pintura dos Santos e Madonas da tradição cristã e pelos retratos em giz e grafite das inúmeras pessoas da nossa sociedade.
Criativo, senhor de suas paixões e ideias, foi um defensor da liberdade e da livre iniciativa. Sempre presente nos inúmeros fóruns e espaços de debates sobre a cultura, a educação e o desenvolvimento do Estado do Tocantins.
Suas lutas sempre foram intensas e focadas nos interesses da coletividade. Em sua última batalha estava na linha de frente pela proteção do Parque Estadual do Jalapão.
Generoso e bem humorado legou à sua cidade natal, Simplício Mendes, no Estado do Piauí, a escultura de um Cristo no alto do Morro da Cruz. Francisco desejava dizer pra todos nós que somos filhos do mesmo Pai e devemos lutar para que prevaleça a estética da solidariedade, da justiça e da paz entre os mortais.
Suas obras estão dispostas também no seu Piauí e em Brasília, onde iniciou a sua trajetória artística e cultural.
Perdemos um amigo que sempre lutou o bom combate e não desistiu da sua fé numa sociedade melhor.
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1
Ver todos os comentários | 0 |