O MPF ajuizou ação de improbidade tendo em vista as irregularidades apuradas na utilização de recursos federais destinados à construção do Aeroporto Internacional da Serra da Capivara.
O atual presidente da Codevasf e ex-secretário de Infraestrutura do Piauí foi condenado pela Justiça Federal em ação civil de improbidade administrativa.
O senador Elmano e o deputado federal Átila Lira, bem como o ex-deputado Heráclito Fortes, que foi quem indicou Avelino para o cargo, articulam para que a companhia não mude de comando.
O promotor Fernando Santos ainda pediu a indisponibilidade dos bens do ex-diretor da Unidade de Engenharia da Secretaria, Osvaldo Leôncio da Silva Filho.
O objetivo foi coletar dados e informações para realizar os estudos de retomada de navegabilidade do rio, com o intuito de facilitar o escoamento da produção do sul do Piauí até Teresina e Ti
O relator foi o Desembargador Hilo de Almeida Sousa que votou pelo trancamento da ação após ficar constatada a inexistência do ato ímprobo que justifique o seu processamento.