Pesquisa realizada pelo Instituto Opinar, divulgada nessa sexta-feira (12), indica a liderança do pré-candidato Avelino Neiva na disputa pela Prefeitura de Porto Alegre do Piauí. Ele aparece à frente em todos os cenários do levantamento.
O instituto sondou a intenção de voto do eleitorado apresentando os nomes de Avelino Neiva e do pré-candidato Dr. João Carlos (PT).
Estimulada – Cenário 1
Nesse primeiro cenário, Avelino Neiva lidera com 69,33%, enquanto Dr. João Carlos aparece com 29%. Os que não souberam responder ou não opinaram somaram 1%, e os que disseram que não escolheriam nenhum ou votariam branco ou nulo foram 0,67%.
-
Avelino Neiva (PP)
-
Dr. João Carlos (PT)
-
Não sabe / Não opina
-
Nenhum / Nulo / Branco
Estimulada – Cenário 2
A vantagem de Avelino Neiva foi ampliada para 70,67% quando o instituto apresentou aos entrevistados o nome dos vices dos pré-candidatos. Dr. João Carlos tem 26,33% nesse cenário, enquanto os que não souberam ou não opinaram totalizaram 1,67%, e os que disseram que votariam branco ou nulo ou não escolheriam nenhum nome somaram 1,33%.
-
Avelino Neiva (PP) com o vice Everaldo Moura
-
Dr. João Carlos (PT) com o vice Cláudio Castro
-
Não sabe / Não opina
-
Nenhum / Nulo / Branco
Espontânea
Quando o instituto não apresentou opções aos eleitores, Avelino Neiva também ficou na frente, com 60,33%, seguido por Dr. João Carlos, com 25%; Márcio Neiva, com 3,33%; Everaldo Moura, Cláudio e Neiva com 0,33%, cada um. Os que não responderam ou não souberam opinar somaram 6%, e os que disseram que não escolheriam ninguém ou votariam branco ou nulo fora 4,33%.
-
Avelino Neiva (PP)
-
Dr. João Carlos (PT)
-
Márcio Neiva
-
Everaldo Moura
-
Cláudio
-
Neiva
-
Não sabe / Não opina
-
Ninguém / Branco / Nulo
Rejeição
Também foi medido o índice de rejeição dos pré-candidatos, quesito onde Dr. João Carlos lidera com 49,67%, enquanto Avelino Neiva aparece com 21,33%. Os que não rejeitam ninguém totalizaram 26,67%, enquanto os que não souberam opinar, ou não responderam, totalizaram 2,33%.
-
Dr. João Carlos (PT)
-
Avelino Neiva (PP)
-
Não rejeita ninguém
-
Não sabe / Não opina
Mudança do voto
Na pesquisa também foi questionado se os eleitores poderiam mudar de voto até o dia da eleição, e 76,33% disseram que não mudariam, 12,33% responderam que talvez e 10% afirmaram que mudariam. Não souberam ou não opinaram somaram 1,33%.
-
Não mudaria o voto
-
Talvez mudaria o voto
-
Mudaria o voto
-
Não sabe / Não opina
Quem deve ganhar
O instituto também quis saber quem os entrevistados acreditam que deve ganhar a eleição, independentemente da opção que irão fazer na urna. Do total de eleitores ouvidos, 64,33% acreditam que Avelino Neiva vai vencer o pleito e 16% disseram que Dr. João Carlos será o novo prefeito. Não souberam responder ou não opinaram somaram 19,67%.
-
Avelino Neiva (PP)
-
Dr. João Carlos (PT)
-
Não sabe / Não opina
Maior liderança política
Indagados sobre quem seria a maior liderança política de São Pedro do Piauí, 37% dos entrevistados mencionaram o nome de Márcio Neiva, enquanto 35,33% citaram Avelino Neiva. Dr. João Carlos foi lembrado por 13,67%, Gustavo Neiva aparece com 1% e Cláudio com 0,33%. Os que não responderam ou não souberam opinar totalizaram 7,67%, e os que não disseram nenhum nome foram 5%.
-
Márcio Neiva
-
Avelino Neiva (PP)
-
Dr. João Carlos (PT)
-
Gustavo Neiva (PP)
-
Cláudio
-
Não Sabe / Não Opina
-
Ninguém
Avaliação da gestão municipal
Também foi sondada a avaliação da administração do prefeito Márcio Neiva, e 47,33% dos entrevistados avaliaram como boa; 34% acham ótima; 12,67% consideram regular; 2,67% disseram que é ruim e 2% julgam como péssima. Os que não souberam opinar ou não responderam somaram 1,33%.
-
Boa
-
Ótima
-
Regular
-
Ruim
-
Péssima
-
Não Sabe / Não Opina
Aprovação da gestão municipal
Em relação ao índice de aprovação, 87% disseram aprovar, 10,33% reprovam e 2,67% não responderam ou não souberam opinar.
-
Aprova
-
Não aprova
-
Não sabe / Não opina
Ficha técnica
O Instituto Opinar ouviu 300 eleitores com idade a partir de 16 anos entre os dias 3 e 4 de julho, nas zonas urbana e rural de Porto Alegre do Piauí. Com nível de confiança de 95% e margem de erro de 5,67% – para mais ou para menos, a pesquisa está registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PI-07860/2024.
Ver todos os comentários | 0 |