A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou nesse sábado (03) que está estudando uma maneira de ampliar a oferta da vacina contra a dengue, a Qdenga, em todo o Brasil.
Segundo a ministra, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Butantan fizeram reuniões para tratar do tema. “Todo o nosso esforço será para ampliar essa oferta [de vacinas]”, disse a ministra, durante a abertura das atividades do Centro de Operações de Emergência (COE), nesse sábado (03).
O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante através de sistema de saúde pública. A primeira remessa com cerca de 757 mil doses chegou ao país em 20 de janeiro e faz parte de um lote com um total de 1,32 milhão de doses fornecidas pela Takeda Pharma, farmacêutica responsável pela Qdenga. Outra remessa, com mais de 568 mil doses, tem entrega prevista para fevereiro.
A previsão é de que o país receba 5,2 milhões de doses este ano e o Ministério da Saúde contratou outras 9 milhões de doses para 2025. Porém, Nísia Trindade destacou que a oferta do imunizante não trará impactos imediatos para o combate à doença.
“Elas [as vacinas] significam muito, até porque adquirimos vacinas para 2024 e 2025 e todo o nosso esforço será para ampliar essa oferta, mas não vai ter um impacto nesse intervalo inicial de poucos meses”, apontou.
Alguns cuidados para evitar o mosquito da dengue
Vasos de planta
- Sempre lembrar de colocar areia até a borda dos pratinhos para evitar o acúmulo de água. Recomenda-se, também, lavá-los uma vez por semana com sabão e escova.
Descarte correto de objetos que acumulam água
- Descarte corretamente latas, garrafas, potes, pneus e qualquer outro objeto que possa servir como criadouro do mosquito.
Limpeza de calhas e caixas-d'água
- Também é importante manter as calhas desobstruídas e livres de galhos e folhas e sempre deixar a caixa-d'água tampada.
Armazenagem de garrafas
- As garrafas devem ser armazenadas com tampa ou viradas com a boca para baixo, para evitar o acúmulo de água.
Ver todos os comentários | 0 |