Um estudo publicado no European Heart Journal revelou que os efeitos do café variam conforme o horário de consumo. Pesquisadores da Universidade de Tulane, nos Estados Unidos, identificaram que há um momento ideal para ingerir a bebida e maximizar seus benefícios.
A análise dos hábitos de consumo de café de 40 mil pessoas mostrou que aqueles que tomam café apenas pela manhã apresentam benefícios significativos para a saúde, incluindo maior longevidade. Os dados dos participantes foram coletados do National Health and Nutrition Examination Survey, um levantamento sobre hábitos alimentares nos Estados Unidos, no qual um subgrupo de 1.463 pessoas registrou detalhadamente sua dieta durante uma semana.
O estudo também destacou que os maiores benefícios foram observados entre aqueles que consumiam mais de três xícaras de café pela manhã, bem como entre os consumidores moderados, que ingeriam de duas a três xícaras. No entanto, quem tomava café ao longo do dia não apresentou os mesmos efeitos positivos.
A pesquisa reforça estudos anteriores que associam o consumo moderado e matinal de café à redução do risco de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e síndrome metabólica.
Ver todos os comentários | 0 |