Em entrevista ao GP1 na tarde deste domingo (02), o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), destacou as ações do Estado para socorrer os municípios, a exemplo de Teresina, que estão sendo atingidos pelas fortes chuvas dos últimos dias.
Sobre a Capital, o governador lembrou que na semana passada esteve reunido com o prefeito Dr. Pessoa (MBD), ocasião em que foi determinada a criação de Grupo de Trabalho para atender as famílias em situação de vulnerabilidade.
“Na semana passada tive agenda com Dr. Pessoa e criamos o Grupo de Trabalho para ações preventivas e emergenciais, caso as chuvas chegassem fortes como estão chegando. Passamos a monitorar os rios, especialmente Rio Parnaíba, Poti, Canindé, Gurgueia e Marataoan. Tivemos chuvas intensas, maior que previsão”, declarou Wellington.
“A criação do Grupo de Trabalho está permitindo trabalho conjunto, por exemplo, na zona leste de Teresina e região do bairro Ladeira do Uruguai, onde o despejo ilegal de lixo na passagem de um córrego e entupimento das vias, causaram inundação na região da BR 343, entrada de Teresina”, afirmou o chefe do executivo piauiense.
Decreto Municipal
Wellington Dias ainda falou sobre a decisão do prefeito Dr. Pessoa de decretar situação de emergência devido aos estragos provocados pelas fortes chuvas. Ele explicou que nesses casos, o Estado reconhece a calamidade.
“O município decreta emergência e o Estado reconhece a calamidade e vale para ações do Estado também. Encaminhamos para União e havendo reconhecimento pela Secretaria Nacional da Defesa Civil e Ministério do Desenvolvimento Regional, é possível ações emergenciais com Governo Federal, integradas ou não”, explicou o governador.
“Assim fazemos, como já estamos fazendo, avaliação de danos e projetos, orçamento, para ajuda humanitária, social e obras de contenção, prevenção e recuperação dos estragos com as chuvas. Teresina e outros municípios atingidos seguem o mesmo caminho”, acrescentou Wellington.
Ver todos os comentários | 0 |