Fechar
GP1

Política

Deputado Robert Rios quer CPI dos Cartórios

"Eu recebi denúncia, de uma pessoa que não quer se identificar, de que muitos cartórios se juntaram e resolveram fazer um esquema de caixinha"", declarou.

O deputado estadual Robert Rios (PDT) defendeu, nesta terça-feira (20), a realização de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar denúncia contra os cartórios do Piauí.

O deputado afirma que recebeu denúncia de que os cartórios estão realizando um esquema de "caixinha". Os cartórios envolvidos seriam aqueles que possuem ação na Justiça que estão pendentes de julgamento.

"Desde 1988 a Constituição prevê a realização de concurso público para os cartórios. Só que existe uma brecha na Justiça onde somente os cartórios que possuem ações que transitam em julgado é que podem realizar esses concursos. Só que essas ações demoram décadas para serem julgadas", disse o deputado.

Ele afirmou ainda que muitos dos que, atualmente são donos de cartórios, não possuem instrução. "A gente vê é que os cartórios viraram uma herança de família. A pessoa já fica aguardando aquilo e quando assume não tem experiência. Alguns são quase analfabetos, não estudam porque sabem que já vão herdar um cartório", disse.
Imagem: Rayane Trajano/GP1Robert Rios(Imagem:Rayane Trajano/GP1)Robert Rios
Ele explica que também recebeu denúncia que precisa ser investigada. "Eu recebi denúncia, de uma pessoa que não quer se identificar, de que muitos cartórios se juntaram e resolveram fazer um esquema de "caixinha". Fizeram uma associação dos cartórios, um esquema que precisa ser investigado", afirmou em entrevista ao GP1.

Segundo o deputado, esse tipo de esquema estaria acontecendo em quase todos os cartórios do Piauí, mas que ainda não sabe como funciona e nem quantos estão envolvidos, por isso a importância da CPI para saber a sua veracidade.

Robert Rios, que já tentou abrir outras CPIs neste ano, disse não saber se vai conseguir as dez assinaturas necessárias para que a investigação seja realizada.

"Eu já pedi uma CPI da Agespisa. Consegui 9 assinaturas, mas precisava de 10. Pedi CPI para apurar os pagamentos feitos pelo governo, só tive nove assinaturas. Então eu não sei. Bem que eu acho que essa é uma CPI mais fácil porque não é contra o governo", declarou o deputado.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.