A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (19), a Operação Aldeia Verde, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso de grilagem de terras no Centro-Sul do Piauí. A ação, realizada em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF), cumpriu dois mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão.
A operação ocorreu nas cidades de Teresina, Currais e Bom Jesus, além dos municípios de Mamboré e Maringá, localizados ambos no Paraná.

De acordo com a PF, as investigações identificaram a atuação de um grupo criminoso formado por empresários, lideranças indígenas, funcionários públicos, líderes sindicais e corretores de imóveis. O esquema consistia na ocupação de terras passíveis de apropriação, expulsando antigos ocupantes por meio de ameaças e violência nos municípios de Baixa Grande do Ribeiro, Uruçuí, Bom Jesus e Currais.
Após isso, os criminosos falsificavam documentos para a venda ilegal de terras da União, incluindo áreas de proteção ambiental e territórios pertencentes à comunidade indígena Akroá-Gamella.
Ver todos os comentários | 0 |