A Polícia Civil do Piauí, por meio do Departamento de Roubo e Furto de Veículos (DRFV), deflagrou, na manhã desta terça-feira (18), a Operação “Rivus Malum”, que resultou na prisão de oito pessoas envolvidas em uma organização criminosa dedicada a crimes como roubos, furtos, adulteração e receptação de veículos em Teresina. A ação contou com o apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP) e foi realizada em diversos bairros da capital, incluindo áreas da zona rural.
De acordo com o diretor do DRFV, delegado Marcelo Dias, embora houvesse cerca de doze mandados de prisão, foram cumpridos oito, com os suspeitos sendo detidos em locais diversos da cidade. Durante a operação, foram apreendidas motocicletas, um carro utilizado em furtos de veículos e seis rastreadores que haviam sido retirados de motos roubadas ou furtadas. O delegado detalhou que a organização criminosa é composta por núcleos especializados, como os responsáveis pelos roubos e furtos, além daqueles que realizam a receptação e adulteração dos veículos.

“Nós conseguimos prender oito pessoas na data de hoje, embora tivéssemos em torno de doze mandados. Foram cumpridos oito mandados. Vários bairros da capital, inclusive na zona rural de Teresina, foram alvos de apreensões, como motocicletas, carros utilizados no furto de veículos, celulares e também rastreadores retirados de motos furtadas ou roubadas. Dentro da organização criminosa, existem os núcleos: aqueles que cometem os assaltos e furtos, e os núcleos que praticam a receptação dos veículos. Esses veículos passam por despachantes, por vendedores de veículos, e há ainda quem adule os próprios veículos”, detalhou o delegado.
Os criminosos envolvidos no esquema atuavam principalmente na capital, mas também repassavam os veículos para outros estados, como o Maranhão e para o sul do Piauí. A investigação, conduzida pelo DRFV, tem como foco o desmantelamento dessa rede criminosa que envolve, além dos roubos e furtos, a falsificação de documentos e a venda de veículos adulterados. O delegado explicou que os veículos passam por modificações e são revendidos com documentos falsificados.
“Eles vêm, fazem a adulteração e depois repassam as motos ou carros para outras pessoas. Nossas investigações são sobre os veículos furtados e roubados aqui em Teresina, embora saibamos que eles fazem parte de uma organização bem grande, com muita gente envolvida. Esses veículos também são repassados para o Maranhão e para o sul do estado. A nossa investigação, no entanto, é específica para Teresina”, pontuou o delegado Marcelo Dias.
Após as diligências da operação, os acusados foram encaminhados para a sede do DRFV e, em seguida, para a Central de Flagrantes de Teresina.
Ver todos os comentários | 0 |