Fechar
GP1

São João da Varjota - Piauí

Prefeito Zé Barbosa é alvo de ação por contratação irregular de agentes de saúde

O procedimento foi instaurado no dia 4 de fevereiro de 2025 pela promotora Emmanuelle Martins Neiva.

O prefeito de São João da Varjota José dos Santos Barbosa, o Zé Barbosa (PSD), se tornou alvo de ação civil pública expedida pelo Ministério Público do Piauí por contratação irregular de agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. O procedimento foi instaurado no dia 4 de fevereiro de 2025 pela promotora Emmanuelle Martins Neiva Dantas Rodrigues Belo, da 2ª Promotoria de Justiça de Oeiras.

Conforme a representante ministerial, o gestor contratou de forma temporária os profissionais, conduta vedada pela Lei Federal nº 11.350/06, que rege as atividades de agentes comunitários de saúde e de agentes de combate às endemias. Na legislação consta que não é permitida a contratação temporária ou terceirizada dessas categorias, exceto em hipóteses de combate a surtos endêmicos.


Foto: Reprodução/InstagramJosé dos Santos Barbosa, mais conhecido como Zé Barbosa, atual prefeito de São João da Varjota
José dos Santos Barbosa, mais conhecido como Zé Barbosa, atual prefeito de São João da Varjota

Diante da constatação desse tipo de conduta, o Ministério Público chegou a recomendar ao prefeito Zé Barbosa que providenciasse a exoneração, demissão ou afastamento desses agentes. Entretanto, a administração municipal se manteve inerte em relação ao caso.

Para tanto, foi proposto a ação civil pública, baseada especialmente nos danos ao erário que as contratações irregulares podem trazer ao município. Nesse mesmo procedimento, a promotora também apresentou pedido tutela de urgência, visto os danos irreversíveis que a admissão dos profissionais sem o devido procedimento legal poderia acarretar.

Diante desses elementos, a promotora Emmanuelle Martins requereu que o município de São João da Varjota providenciasse imediatamente a exoneração, demissão ou afastamento dos contratados irregularmente, assim como a proibição de realizar novas contratações temporárias de agentes comunitários de saúde e agentes de combates às endemias.

Nesse mesmo procedimento, foi fixada multa a partir de R$ 5 mil por dia em caso de descumprimento.

Outro lado

Procurado pelo GP1, o prefeito de São João da Varjota, Zé Barbosa (PSD), não atendeu às ligações e não respondeu às mensagens encaminhadas por Whatsapp. O espaço segue aberto para esclarecimentos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.