O Ministério Público Eleitoral ingressou na 95ª Zona Eleitoral de São Raimundo Nonato com pedido de impugnação da candidatura da prefeita Deborah Cardoso, de São Braz do Piauí, que pretende pleitear a reeleição.
Deborah se elegeu prefeita substituindo o pai, Nilton Pereira Cardoso, titular do cargo de prefeito e candidato à reeleição no ano de 2020, tendo falecido apenas 10 (dez) dias antes das eleições.
Para o promotor Leonardo Dantas Cerqueira Monteiro, admitir a candidatura e eventual reeleição de Deborah Cardoso possibilitaria que um mesmo grupo familiar permanecesse no poder por 03 (três) mandatos consecutivos, circunstância que vai de encontro ao preceito constitucional que traz a ideia republicana de alternância e participação plural no exercício do poder.
Diz o MP que o indeferimento do registro da candidatura é medida que se impõe, visando impedir o monopólio do poder político da cidade de São Braz do Piauí/PI em um mesmo grupo familiar, sendo necessário observar a alternância de pessoas nos cargos públicos.
A impugnação da candidatura foi protocolada no inicio da tarde dessa terça-feira (20).
Outro lado
Procurada pelo GP1, nesta quarta-feira (21), a prefeita Deborah Cardoso não foi localizada. O espaço está aberto a esclarecimentos.
Ver todos os comentários | 0 |