O Sindicato dos Médicos do Piauí (Simepi) promoveu, na noite dessa sexta-feira (19), uma palestra sobre a importância do médico na política. A palestra foi ministrada pelo deputado federal Flávio Nogueira (PT-PI), que é médico-cirurgião torácico, político há mais de duas décadas no Piauí e ex-presidente do próprio Simepi. O evento reuniu vários médicos, mas também foi prestigiado por profissionais de outras áreas.
“Tivemos 33 presidentes da República e só um era médico, mesmo sendo uma categoria grande, que tem muitas lideranças e que tem uma relação diária com milhares de pessoas. O médico gosta de política e, se puder ser candidato, ele é. Então, me parece que falta articulação política em todos os setores para que a classe médica possa participar mais da vida nacional, da política no seu estado e no seu município, principalmente nesse momento de grandes tensões políticas que vivemos”, disse Flávio Nogueira.
Durante a palestra, o deputado fez um apanhado histórico da presença de médicos em cargos como o de prefeito de Teresina, governador do Piauí e presidente da República. O encontro, porém, não tratou apenas da participação do profissional de medicina na política partidária, mas também na política de saúde. Nogueira abordou problemáticas como a má distribuição dos médicos no Brasil, mencionando a concentração desses profissionais nas grandes cidades e a carência nos municípios do interior.
“Não falta médico no Brasil. Do início da década de 1990 para cá quadruplicou a quantidade de médicos e aumentou exponencialmente o número de faculdades de medicina no país. O que existe é um grave problema na distribuição desses profissionais. É preciso que haja medidas, na prática, para corrigir isso”, defendeu o deputado.
A presidente do Sindicato dos Médicos do Piauí e da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Dra. Lúcia Santos, afirmou que uma parcela da sociedade costuma ter ideias errôneas sobre a entrada na política. Para ela, os médicos na política são importantes, principalmente para a defesa do próprio sistema de saúde no País.
“Foi uma palestra de extrema relevância. Nós temos que estimular a cidadania do nosso teresinense, do nosso piauiense. Tudo se resolve pela política e muitas vezes as pessoas têm uma ideia errônea do que é a boa política. O Dr. Flávio Nogueira é um ícone da medicina piauiense e da política, um homem de grandes capacidades tanto na formação médica como na formação política. Essa palestra estimula a cidadania e a participação dos médicos e de outros profissionais da saúde na política”, disse a presidente do Simepi.
Ver todos os comentários | 0 |