Neste domingo, 6 de outubro, os eleitores teresinenses foram às urnas e definiram a nova composição da Câmara Municipal de Teresina, elegendo os 29 vereadores que ocuparão o cargo pelos próximos quatro anos. O candidato mais votado foi Eduardo Draga Alana (PSD), com 9.233 votos, seguido por Bruno Vilarinho, com 7.992 votos.
A definição dos vereadores se dá pelo sistema proporcional, dependendo de dois cálculos: quociente eleitoral e quociente partidário. O quociente eleitoral é calculado a partir da divisão da quantidade de votos válidos registrados na cidade pelo número de vagas disponíveis na respectiva Câmara Municipal (29, no caso de Teresina).
Já o quociente partidário define a quantidade de vagas as quais cada partido terá direito. O cálculo é feito com a divisão da quantidade de votos válidos registrados para determinado partido ou federação pelo quociente eleitoral.
Para ser eleito, além de precisar obter uma votação de, no mínimo, 10% do quociente eleitoral, o candidato também precisa ficar entre os mais votados do seu partido ou federação.
Veja a lista completa
Eduardo Draga Alana (PSD)
Bruno Vilarinho (PRD)
Enzo Samuel (PDT)
Daniel Carvalho (MDB)
Juca Alves (PRD)
Roncallin (PRD)
Ana Fidelis (Republicanos)
Joaquim do Arroz (PT)
Fernanda Gomes (Solidariedade)
Gustavo de Carvalho (PT)
Venâncio (PT)
Deolindo Moura (PT)
Carlos Ribeiro (PDT)
Zé Neto (MDB)
Valdemir Virgino (PRD)
Ismael Silva (PP)
Elzuila Calisto (PT)
Petrus Evelyn (PP)
Delegado James Guerra (Avante)
João Pereira (PT)
Luís André (PL)
Samuel Alencar (União Brasil)
Dudu (PT)
Zé Filho (PSD)
Lucy Soares (MDB)
Aluísio Sampaio (PP)
Fernando Lima (PDT)
Carpejanne Gomes (Podemos)
Tatiana Medeiros (PSB)
Ver todos os comentários | 0 |