O pré-candidato à Prefeitura de Teresina, Fábio Novo, afirmou em entrevista ao GP1, na manhã desta sexta-feira (29), que uma resolução da Comissão Executiva Nacional do PT, estabelecendo novos critérios para a indicação de candidaturas do partido, não altera em nada os rumos da definição do nome já escolhido pelo PT para disputar o Palácio da Cidade.
Fábio Novo endossou seus esclarecimentos ao lembrar a visita do representante nacional da sigla, Henrique Fontana, que passou dois dias em Teresina acompanhando os debates que culminaram com a aprovação de seu nome. Além disso, de acordo com o pré-candidato, tudo isso aconteceu na presença do governador do Piauí, Rafael Fonteles, e do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Franzé Silva, que também disputava a preferência do PT para concorrer ao Executivo de Teresina.
“Essas novas regras não alteram a escolha por Fábio Novo para concorrer à Prefeitura de Teresina. O Henrique Fontana veio aqui escalado pelo PT nacional para ver a situação de Teresina e, em reunião com o governador e com o Franzé, foi sacramentada a escolha por meu nome. Não sei de onde tiram essas conversas. Não tem mudança, sou o pré-candidato do PT para o Palácio da Cidade. Essa resolução é para as cidades onde não têm consenso, o que não é o caso de Teresina. Aqui está tudo pacificado”, garantiu Novo.
Reunião da executiva?
Fábio Novo ainda ponderou que, se for necessário realizar reunião da executiva, isso ocorrerá até para manter o diálogo interno no partido, que para ele, é essencial para o bom andamento da pré-campanha.
“Se disser que teremos que fazer um encontro, faremos sem problema. Mesmo porque, isso faz parte do processo. Fazemos política com debate e isso nos fortalece ainda mais. Ontem mesmo recebemos a adesão do vereador Deolindo Moura e agora toda a bancada de vereadores do PT de Teresina, está fechada conosco. De certo, que eu não paro e estou em campo para construirmos nossa trajetória e fortalecê-la”, finalizou o pré-candidato do PT.
Novos critérios estabelecidos pela Executiva Nacional do PT
Nessa quinta-feira (28), a Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores se reuniu e aprovou critérios para indicação de candidaturas do partido para a Federação Brasil da Esperança.
A decisão teve por objetivo criar condições políticas para a consolidação das candidaturas e garantir o adequado acompanhamento e o planejamento das candidaturas.
Dentre os pontos estabelecidos, um deles afeta diretamente o processo de escolha do candidato do PT no município de Teresina. Conforme a resolução, “nos Municípios onde não houver consenso, o Diretório Municipal deliberará até 30 de novembro de 2023 sobre as candidaturas ou propostas de coligação e quando a decisão tiver o apoio de 2/3 de dos membros da instância, a decisão seguirá imediatamente para a homologação das instâncias superiores, conforme o artigo 5. Quando não for possível alcançar 2/3 dos membros do Diretório a Instância Municipal decidirá pela realização de prévias ou Encontro".
Ver todos os comentários | 0 |