O governador do Piauí Rafael Fonteles (PT) deve anunciar, até o dia 30 deste mês de agosto, apoio à pré-candidatura do deputado estadual Fábio Novo à Prefeitura de Teresina em 2024. O próprio chefe do Palácio de Karnak já havia externado em conversas com a imprensa que, como militante do partido, iria se manifestar no momento oportuno.
Essa formalização só vai ocorrer depois da reunião dos membros que compõem o Diretório Municipal do PT da Capital, prevista para ser realizada na próxima segunda-feira (28), na Câmara Municipal. Conforme um interlocutor do Governo do Estado ao GP1, a expectativa é que dos 46 petistas que integram o Diretório Municipal, 27 declarem apoio a Novo.
Deste modo, Fábio passaria a ser o nome escolhido pelo Partido dos Trabalhadores para o pleito majoritário do próximo ano na Capital. Essa sequência cronológica dos acontecimentos se faz necessária para que não seja fincada a ideia de que a escolha de Fábio só se deu em virtude da declaração favorável de Rafael ao parlamentar.
Disputa com Franzé Silva
Novo disputa com o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Franzé Silva, a preferência do PT para liderar a chapa majoritária para o Executivo Municipal. No entanto, o clima entre os dois ficou tenso depois que o presidente da Alepi denunciou ter sido vítima de fake news que afirmava a desistência de sua pré-candidatura.
Ele argumentou que essa situação o prejudicou e contaminou o resultado das pesquisas contratadas para determinar qual dos dois seria a melhor alternativa para concorrer ao Executivo Municipal. Desse modo, o presidente da Assembleia defendeu a revisão dos critérios e um possível adiamento da escolha, prevista para ocorrer no final de agosto.
Como esperado, as falas de Franzé Silva foram duramente rechaçadas por Novo, que alfinetou: "em política, vale a palavra".
Intervenção no Diretório Municipal
Para tumultuar ainda mais a relação entre os dois pré-candidatos, nessa sexta-feira (25), o presidente do PT de Teresina, o ex-deputado Cícero Magalhães, veio a público em uma coletiva de imprensa para dizer que o Diretório Municipal está sob intervenção do Diretório Estadual, ligado ao deputado Fábio Novo. Devido a essa movimentação, Cícero informou que não será mais no dia 30 de agosto a definição entre Novo e Franzé Silva, e que vai aguardar a intervenção da Executiva Nacional para reverter a deliberação do PT Estadual.
Ver todos os comentários | 0 |