O GP1 obteve acesso nesta segunda-feira (25), ao laudo elaborado pela Polícia Rodoviária Federal do Piauí, que concluiu que o acidente automobilístico, que tirou as vidas do engenheiro Danilo Nogueira Portela e Carlos Daniel Santos, no último dia 25 de junho deste ano, foi provocado pelo condutor do veículo de modelo Amarok, identificado como Eduardo Saboia de Oliveira. Segundo o documento, Eduardo Saboia invadiu a faixa onde as vítimas trafegavam, em um carro de luxo modelo Audi A5, na BR 343, KM 336,9, em frente ao sítio Mangaratiba, em Teresina.
No dia do acidente, foi constatado que o motorista da Amarok trafegava na pista da direita, enquanto, Danilo Nogueira, condutor do Audi A5, estava na faixa da esquerda, ambos no mesmo sentido, Altos/Teresina. De acordo com o Boletim de Acidente de Trânsito da PRF, a Amarok realizou a mudança de pista da direita, indo para o lado esquerdo, e provocou uma colisão lateral com o Audi A5.
“No momento 1, o V2 [Amarok] trafegava na faixa à direita de trânsito do sentido Altos-PI/Teresina-PI e o V1 trafegava na faixa esquerda vindo atrás de V2, no mesmo sentido. No momento 2, o V2 realizou manobra de mudança de faixa, saindo do lado direito para o esquerdo”.
Vítimas morreram na hora
Segundo o laudo, por conta da colisão, Danilo Nogueira perdeu o controle do Audi A5, saiu da pista e colidiu com um poste, o que fez seu veículo girar na faixa, chegando a colidir uma segunda vez com a Amarok. Devido ao segundo impacto, Danilo Portela e Carlos Daniel já foram encontrados imóveis e sem sinais vitais. A outra passageira do Audi A5 conseguiu ser socorrida, apresentando politrauma pelo corpo.
“Após primeiro impacto, V1 [Audi A5] perdeu o controle e seguiu trajetória para fora do leito carroçável, vindo a colidir sua lateral esquerda com objeto fixo (manilha de um poste de energia), o impacto ocasionou avarias de grande proporção no lado esquerdo do veículo. No momento 6, após o segundo impacto, V1 entrou em rotação e sendo projetado de volta para pista, ato contínuo veio a colidir novamente com V2 [Amarok] (Colisão do tipo lateral) - lateral esquerda de V1 com o para-choque dianteiro de V2. Posteriormente V1 parou transversalmente sobre a pista no sentido Altos/PI a Teresina/PI na faixa esquerda, o condutor e o passageiro do banco traseiro de V1 ficaram imobilizados (mortos) no local do sinistro, e a passageira do banco dianteiro de V1 foi socorrida por transeuntes com lesões do tipo politrauma pelo corpo”, diz trecho do laudo da PRF.
Laudo constata que motorista da Amarok provocou acidente
Ainda de acordo com o laudo, após o acidente, Eduardo Saboia não foi encontrado no local, apenas seu veículo estava estacionado no acostamento da rodovia. Após toda a ocorrência, ficou constatado que a invasão de faixa, por parte do motorista do carro Amarok, provocou todo o acidente e a morte das duas vítimas do Audi A5.
“Conforme constatações em levantamento de local de acidente, concluiu-se que o fator principal do acidente foi a mudança de faixa da direita para esquerda de V2, interceptando a trajetória de V1, que não apresentou a reação materializada no pavimento (frenagem) antes da colisão lateral, conforme orientação de danos nos veículos e marca de fricção no centro da faixa esquerda provocada pelo veículo V2, tendo como fator agravante das lesões nas vítimas o objeto estático (poste com manilha de proteção) na faixa de domínio adjacente” ressaltou laudo da PRF.
Entenda o caso
Um acidente envolvendo um carro de luxo Audi A5 deixou o engenheiro Danilo Nogueira Portela e o funcionário da Infraero Carlos Daniel Santos mortos no início da manhã do sábado, 25 de junho, por volta de 5h40, na BR 343, em Teresina.
Com o impacto da colisão, Danilo Nogueira Portela e Carlos Daniel Santos morreram na hora. Já uma mulher, que estava no banco do passageiro, foi socorrida e encaminhada ao hospital.
O condutor da Amarok não se feriu. Ele se evadiu do local logo após o acidente, mas foi localizado posteriormente. O veículo, que não estava com o licenciamento em dia, foi apreendido e encaminhado para o pátio da PRF.
Outro lado
O GP1 procurou o motorista da Amarok, Eduardo Saboia, que não foi localizado pela reportagem.
Ver todos os comentários | 0 |