A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) vai deliberar nesta quinta-feira (02), sobre a proposta do presidente da Casa, Themístocles Filho (MDB), que impede os quatros deputados estaduais que concorrem a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas (TCE-PI), de votar no pleito para o órgão de controle, no dia 16 de setembro.
Considerando a proposta, os parlamentares Flora Izabel (PT), Wilson Brandão (Progressistas), Flávio Júnior (PDT) e Zé Santana (MDB), não poderiam votar. O GP1 conversou na manhã de hoje com o secretário-geral da Mesa Diretora da Alepi, advogado Emanuellito Costa. Ele adiantou que a reunião será realizada às 10h.
“Hoje a mesa vai deliberar e o presidente Themístocles Filho apenas vai colocar a posição dele que todo mundo já sabe. A mesa é que vai decidir, o presidente não impõe nada”, declarou Emanuelito à nossa reportagem.
Proposta
O presidente Themístocles Filho vai propor à Mesa Diretora da Casa, a provação de resolução para que os deputados, que disputam a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), não participem da votação. Com isso, ficariam impedidos de votar no dia 16 de setembro Flora Izabel (PT), Wilson Brandão (Progressistas), Zé Santana (MDB) e Flávio Júnior (PDT).
Themístocles explicou a proposta que, segundo ele, não vai mudar em nada na votação. “Vou propor para a mesa diretora que o deputado candidato se abstenha de votar, não prejudica nenhum candidato, coloca tudo perfeitamente igual”, afirmou Themístocles na ocasião.
Insatisfação
A proposta de Themístocles provocou a reação de alguns deputados. Zé Santana chegou ameaçar ir à Justiça para garantir o direito de votar no pleito para a Corte de Contas.
“Não vejo essa possibilidade de que isso possa passar na Assembleia pelas diversas manifestações de outros colegas que já vêm também repudiando esse tipo de alteração quando o jogo já está sendo jogado, tendo inclusive encerradas as inscrições”, disse Santana nessa quarta-feira.
Ver todos os comentários | 0 |