Nesta quinta-feira (15), o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), por meio do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), promoveu o lançamento do Projeto “Fortalecendo a Cultura de Segurança do Paciente” em referência ao Abril pela Segurança do Paciente. O pontapé inicial aconteceu através de uma palestra da doutoranda em enfermagem e pesquisadora da área, Priscilla Mendes, sobre a cultura do paciente e o papel da liderança.
O projeto tem como objetivo, sensibilizar profissionais de saúde e pacientes, através de ações educativas, para a segurança baseada nas metas do Ministério da Saúde. Segundo Rosane Nunes, a Coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente e Qualidade Hospitalar (NSP) do HUT, o projeto vem trazer mais para perto dos profissionais e pacientes.
“Buscamos com essas ações educativas, criar uma cultura para se falar mais nas unidades sobre a Segurança do Paciente que são medidas simples, para evitar eventos adversos. Ao todo, são seis recomendações que temos que seguir”, disse a coordenadora.
São seis metas de segurança, sendo elas: identificar corretamente o paciente, melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde, melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos, assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e pacientes corretos, higienizar as mãos para evitar infecções, e por fim reduzir o risco de quedas e ulcera por pressão.
O objetivo dessas metas é promover melhorias específicas na segurança. “Essas ações de padrão global são estratégicas para a minimização de eventos adversos evitáveis na assistência à saúde dos nossos pacientes e a conscientização geral em prol da segurança de todos. Vamos dar mais atenção à meta 4” avalia Fábio Marcos, diretor-geral do HUT.
Ver todos os comentários | 0 |