O governador Wellington Dias (PT) sancionou a lei de N° 7.664 nesta segunda-feira (13) e decretou o tombamento da árvore conhecida como Cajueiro Rei, situada no município de Cajueiro da Praia, litoral do Piauí. A lei é de autoria da deputada Teresa Britto (PV).
O Cajueiro Rei é considerado por muitos pesquisadores o maior cajueiro de mundo, com 8.880 m². A árvore agora passa a integrar o Patrimônio Histórico Ambiental do Piauí. O tombamento levou em consideração o valor natural, paisagístico, cultural e socioambiental do cajueiro.
Com o decreto, fica proibido qualquer corte, mutilação, retirada, derrubada, remoção ou qualquer dano da arvore do terreno onde se encontra plantado. A responsabilidade pelos cuidados e preservação da planta fica com o Governo do Estado do Piauí, que se comprometeu, segundo o decreto, a demarcar uma área mínima ao redor da árvore e promover o emplacamento do local, assegurando seu total tombamento.
Será respeitado o plano de manejo do local, permitindo a coleta de frutos pela comunidade de maneira agroextrativista e permitindo também a visitação ao local. Os recursos para o tombamento serão tiradas do próprio orçamento do Governo do Estado.
Entrada no Guiness Book
A Organização do Guiness World Records aceitou um pedido de reconhecimento do Cajueiro-Rei e agora o estado do Piauí pode entrar para o livro de recordes com o maior cajueiro do mundo. A árvore fica situada na cidade de Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí.
O título atualmente pertencente a um cajueiro, que fica localizado no município Pirangi do Norte, no estado do Rio Grande do Norte. O cajueiro consta com 8.500 m². A árvore ganhou esse título ainda no ano de 1994.
Ver todos os comentários | 0 |