Imagem: DivulgaçãoOutubro Rosa
No mês de outubro inicia-se o ‘Outubro Rosa’, uma campanha que tem como objetivo de alertar para a importância da prevenção e do tratamento correto do câncer de mama.
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre mulheres do Brasil e do mundo e só neste ano, mais de 57 mil brasileiras começam um tratamento contra a doença.
Esse câncer é raro antes dos 35 anos e sua grande incidência cresce bastante, principalmente após os 50 anos.
A prevenção não é totalmente possível, mas baseia-se no controle de fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, como a alimentação, controle de peso e atividade física, que diminuem em 28% o risco da mulher desenvolver o câncer.
Diagnóstico
Quanto mais cedo for diagnosticado, melhor para o paciente, já que o câncer de mama metastático pode acontecer em função do diagnóstico tardio da doença.
O recomendado é que mulheres a partir dos 40 anos façam mamografia anualmente, mas isso não impede que todas as mulheres, sem restrição de idade, façam o autoexame da mama. O autoexame funciona de modo que a mulher passe a conhecer seu próprio corpo e caso perceba alguma alteração, comunique seu médico.
O autoexame não substitui exames como mamografia, ressonância magnética, ultrassom e biopsia, que podem definir o tipo de câncer a e a localização dele.
Tratamento
Cada tipo de tumor tem um tratamento específico, que deve ser seguido de acordo com a prescrição médica. Entre os tratamentos estão a quimioterapia, radioterapia, terapia alvo e a imunoterapia.
Efeitos colaterais
Um dos mais conhecidos efeitos colaterais do tratamento contra o câncer é a queda dos cabelos. As mulheres que enfrentam a doença sofrem muito com a perda de autoestima quando o cabelo começa a cair.
A fim de estimular e melhorar o astral dessas pacientes foi criado o ‘Banco de lenços’, que atende gratuitamente mulheres que estão passando pelo processo temporário de quimioterapia e precisam de apoio para se sentir mais bonitas durante o tratamento. Os pedidos são feitos pela internet e os lenços são higienizados e embalados antes de chegar ao paciente.
Câncer de mama masculino
Os homens precisam saber que não estão imunes a essa doença, embora ela atinja um maior número de mulheres. Muitas vezes, por conta do preconceito, o câncer de mama masculino é diagnosticado bem depois do início do problema, dificultando assim o seu tratamento.
De acordo com o oncologista Carlos Alberto Ruiz, a maioria das causas da doença nos homens é por conta dos vícios alimentares. “Entre as principais causas da doença nos homens, estão as alterações genéticas e hormonais, alimentação rica em gorduras, excesso de álcool ingerido, além do uso de anabolizantes ou de hormônios”, esclarece.
Independente do sexo é necessário que seja feito o autoexame da mama.
Confira aqui a programação do Senac Piauí para o Outubro Rosa.
Mais conteúdo sobre:
Ver todos os comentários | 0 |