A Casa Branca confirmou o encontro entre o Presidente Lula (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na Casa Branca, em Washington. O comunicado foi feito pela secretária de imprensa, Karine Jean-Pierre, no site oficial da White House.
De acordo com o comunicado, a reunião bilateral entre os dois países está marcada para o dia 10 de fevereiro. O objetivo do encontro será estreitar os laços entre os países. Segundo Jean-Pierre, Biden irá reforçar o “apoio inabalável à democracia brasileira e como os dois países podem continuar a trabalhar junto para promover inclusão e valores democráticos na região e no mundo”.
Além disso, os presidentes também irão discutir como o Brasil e Estados Unidos enfrentarão em conjunto desafios comuns, como: combate à mudança climática, segurança alimentar, encorajamento ao desenvolvimento econômico, fortalecimento da paz e segurança, e gerenciando a migração regional.
Joe Biden foi um dos primeiros presidentes que ligaram à Lula após as ocupações aos prédios dos Três Poderes em Brasília. Por telefone, o presidente americano manifestou apoio ao petista e também aproveitou a oportunidade para convidá-lo para uma visita à Casa Branca, em Washington.
No dia 5 de dezembro de 2022, Lula recebeu visita do conselheiro de segurança nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, com o objetivo de estreitar as relações entre os dois países. Biden também foi um dos primeiros presidentes a cumprimentar o petista pela vitória.
Ver todos os comentários | 0 |