Fechar
GP1

Eleições 2024

Promotor pede impugnação da candidatura de Luiz Menezes em Piripiri

O Ministério Público Eleitoral apresentou ação após reclamação do Diretório Municipal do PDT.

O Ministério Público Eleitoral da 11ª Zona Eleitoral do Piauí, por meio do promotor de Justiça Márcio Giorgi Carcará Rocha, apresentou uma Ação de Impugnação do Registro de Partido (DRAP) contra a coligação "União, amor e trabalho por Piripiri", visando barrar o registro dos candidatos Luiz Menezes (PSD) para o cargo de prefeito e Revetrio dos Santos Souza (MDB) para o cargo de vice-prefeito de Piripiri nestas eleições municipais.

Conforme o promotor, o Diretório Municipal do Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Piripiri fez uma reclamação alegando que os partidos Republicanos, MDB, PSD e Solidariedade, que formam a coligação, estavam com suas anotações suspensas no momento em que realizaram suas convenções partidárias em 4 de agosto de 2024. As suspensões das anotações ocorreram devido a julgamentos anteriores que identificaram falhas na apresentação das prestações de contas dos partidos.


Foto: Lucas Dias/GP1Luiz Menezes, pré-candidato a prefeito em Piripiri
Luiz Menezes, pré-candidato a prefeito em Piripiri

Em razão disso, o Ministério Público Eleitoral decidiu intervir, apresentando uma representação para suspender as anotações dos diretórios do PSD, MDB e Republicanos em Piripiri. Após a análise das representações, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, decidiu a favor do Ministério Público, reconhecendo a validade das alegações e confirmando as suspensões.

O promotor pontua ainda que, ao examinar os pedidos de regularização das contas dos partidos, foi verificado que a justiça competente ainda não fez a análise necessária desses requerimentos. Isso significa que o judiciário ainda não tomou uma decisão sobre a situação das contas dos partidos. Dessa forma, foi verificado que, na data da convenção
partidária, os partidos estavam com a anotação do órgão partidário suspensa.

Pedidos

Após apresentar ação, o promotor solicitou a citação da coligação para que apresente sua defesa, que a ação passe por tramitação legal, com o objetivo de que, ao final, seja julgada procedente e, consequentemente, indeferido o pedido de registro das candidaturas majoritária pela coligação.

Outro lado

Procurado pelo GP1 neste sábado (24), o ex-prefeito Luiz Menezes não foi localizado. O espaço segue aberto para esclarecimentos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.