Fechar
GP1

Eleições 2024

Eleitores poderão usar biometria nas urnas mesmo sem cadastro no TSE

Biometrias coletadas por órgãos públicos parceiros serão válidas nas seções eleitorais

No próximo domingo, eleitores que já possuem biometria registrada em órgãos como a Polícia Civil, o Senatran e outros órgãos estaduais poderão utilizar suas impressões digitais nas urnas, mesmo sem terem feito o cadastro diretamente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Isso é possível graças ao Projeto de Importação de Biometria de Órgãos Externos (BioEx), criado pelo TSE em 2017 para acelerar o cadastramento biométrico dos eleitores.

No dia 6 de outubro, os cadernos de votação nas seções eleitorais identificarão os eleitores cujas biometrias foram importadas pelo BioEx. Caso queiram, esses eleitores poderão validar suas informações biométricas diretamente na seção eleitoral, permitindo o uso da digital nas próximas eleições. No entanto, não será realizada a coleta de novas impressões digitais, apenas a validação das já cadastradas pelo projeto.


Foto: Alef Leão/GP1Sistema de biometria das urnas eletrônicas
Sistema de biometria das urnas eletrônicas

De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), órgãos públicos podem compartilhar informações pessoais para a implementação de políticas públicas, desde que respeitem suas finalidades institucionais.

O TSE pretende cadastrar a biometria de toda a população apta a votar até as eleições de 2026. Até o momento, 82,7% dos eleitores já foram registrados, com o Piauí liderando o ranking, alcançando 94,82% de cadastramento biométrico.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.