O governador Wellington Dias (PT) afirmou na segunda-feira (12) que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está tumultuando o processo eleitoral ao defender o voto impresso. O petista destacou que “a democracia é feita de vitórias e derrotas”.
“Claro [que tumultua]. Tivemos eleições que alguém ganhou pro um voto e a eleição foi validada e o mandato aconteceu. A democracia é isso, ganha quem tiver maioria. Quantas eleições o ex-presidente Lula perdeu? Ele perdeu eleição, eu também já perdi. A democracia é feita de vitórias e derrotas, a gente tem que aprender quando ganha, mas tem que aprender também quando perde”, declarou Wellington.
Na semana passada, ao defender o voto impresso, Bolsonaro chegou a dizer que houve fraude nas eleições de 2014, quando Dilma Rousseff (PT) venceu Aécio Neves (PSDB). Após pedido de auditoria, o PSDB, no entanto, não detectou nenhuma fraude eleitoral.
Wellington disse ainda que o sistema democrático brasileiro permite que as pessoas defendam o voto impresso, mas que o sistema só deverá mudar caso seja aprovado pela Câmara dos Deputados e Senado Federal, que representam o povo.
“Acredito que vamos ter um processo democrático. Estamos a definir quais as regras da eleição. É um direito. A democracia permite o direito de alguém propor, por exemplo, o voto impresso. A mesma democracia diz que é preciso ter uma maioria em lei para dizer o que prevalece. Não é minha vontade, não é a vontade de alguém, por mais importante que se sinta. É a vontade do povo, primeiro as regras da Casa que representa o povo, que é a Câmara Federal e a Casa que representa a federação, que é o Senado Federal”, continuou o petista.
“A minha visão pessoal é que nosso arcabouço democrático, ainda mais no ambiente de ampliação democrática que vive o mundo, ela sustenta e vamos sim ter eleições, eleições limpas, eleições democráticas e que vença o melhor”, finalizou Wellington.
Ver todos os comentários | 0 |