As vendas do comércio varejista subiram 2,9% em novembro ante outubro, na série com ajuste sazonal, informou nesta terça-feira, 15, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio acima do teto do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que esperavam desde uma queda de 0,20% a avanço de 2,70%, com mediana positiva de 0,95%.
Na comparação com novembro de 2017, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 4,4% em novembro de 2018, coincidindo com o teto do intervalo das previsões (4,40%). Nesse confronto, o piso do intervalo era redução de 0,20% e a mediana, positiva de 2,05%.
- Foto: Lucas Dias/GP1Vendas no Black Friday
As vendas do varejo restrito acumularam crescimento de 2,5% no ano. No acumulado em 12 meses, houve avanço de 2,6%.
Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas subiram 1,5% em novembro ante outubro, na série com ajuste sazonal. O resultado veio dentro do intervalo das estimativas (Projeções Broadcast), mas acima da mediana. Os analistas esperavam desde um recuo de 0,60% a alta de 2,40%, com mediana positiva de 0,40%.
Na comparação com novembro de 2017, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram alta de 5,8% em novembro de 2018. Nesse confronto, as projeções variavam desde um aumento de 0,90% a 5,90%, com mediana positiva de 4,20%.
As vendas do comércio varejista ampliado acumularam alta de 5,4% no ano. Em 12 meses, o resultado foi de avanço de 5,5%.
Ver todos os comentários | 0 |