Segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), o natal deste ano deve ser o segundo pior em vendas desde 2001 e a perspectiva é que o faturamento retroceda para o nível de 2012.
De acordo com informações do Estadão, o brasileiro está buscando gastar menos por causa da crise financeira no país. A expectativa é que as vendas aumentem a partir de hoje, quando os trabalhadores recebem a segunda parcela do 13º salário. A economista da CNC afirma que “o consumo está sem espaço e as vendas não estão evoluindo” e por isso, a entidade ampliou a projeção de queda de vendas para o Natal de 3,5% para 4,0%.
- Foto: DivulgaçãoMercado
Segundo o economista da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Emílio Alfieri, a primeira quinzena deste mês, houve um recuo de 7,2% no movimento do comércio em relação ao mesmo período de 2015. “Foi uma queda maior do que a esperada”, observa Alfieri, lembrando que novembro tinha fechado com retração de 2,2% na comparação anual. O economista frisa que o cenário é nebuloso e que poderá ocorrer alteração. “O grande teste será a partir de amanhã (hoje), quando ocorre o pagamento da segunda parcela do 13.º salário.”
Ver todos os comentários | 0 |