Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Como as fintechs estão transformando o setor financeiro brasileiro

Fintechs revolucionam o setor financeiro com inovação, tecnologia e soluções digitais para pagamentos.

O setor financeiro nunca mais foi o mesmo desde o estabelecimento das fintechs no Brasil. Poucos países aderiram tão fortemente à tecnologia financeira e inovação do setor como o nosso. E hoje os brasileiros contam com sistemas de pagamentos e outros serviços digitais ágeis e seguros para administrar seus patrimônios monetários.

Além disso, essas empresas digitais fomentam a inclusão financeira no Brasil, visto que pessoas que até então não podiam contar com contas bancárias agora podem fazer pagamentos digitais de contas e serviços, além de investimentos simplificados através de cadastros rápidos e desburocratizados.


Foto: DivulgaçãoFintech

O crescimento das fintechs no Brasil e sua importância para o setor financeiro

O uso massivo de internet e smartphones fomentou o desenvolvimento do mercado de fintechs no Brasil. Afinal, essa difusão de tecnologias digitais fizeram com que os serviços online ganhassem aderência alta entre os usuários. A flexibilização da regulação do setor pelo Banco Central aqueceu o mercado, tornando o processo menos burocrático sem perder a segurança.

Isso vem aquecendo setores de serviços digitais no Brasil, como os cassinos online. Onde os brasileiros podem abrir contas e receber giros grátis no cadastro sem depósito, para explorarem a plataforma antes mesmo de realizarem qualquer transação financeira.

Recentemente, o setor foi regulamentado, fornecendo ainda mais segurança para os usuários, em consonância com o desenvolvimento das soluções de pagamento.

E hoje a tecnologia em gestão financeira faz parte do cotidiano dos brasileiros, ultrapassando até mesmo países mais desenvolvidos, principalmente entre potências europeias, nesse sentido. Quem ganha com isso são os usuários brasileiros, com recursos cada vez mais avançados para gerir seu dinheiro.

Exemplos de fintechs no Brasil que estão mudando o mercado

Os brasileiros adultos convivem diariamente com dezenas de serviços de pagamentos digitais. Podendo administrar suas contas na tela do telefone celular e realizar pagamentos rápidos e confiáveis. Os bancos digitais brasileiros conseguirem grande aderência de público, e ganham cada vez mais clientes adultos no país. Veja alguns exemplos:

Nubank: Banco digital com contas sem tarifas e cartões de crédito sem anuidade;

PicPay e Mercado Pago: Plataformas de pagamento móvel rápidas e seguras;

Creditas: Empréstimos com garantias a taxas mais baixas;

XP Investimentos e Rico: Acesso facilitado ao mercado financeiro.

Inovação financeira – Como a tecnologia está revolucionando o setor bancário

O tempo das notas empilhadas e unidas por uma borrachinha ficou no passado. Hoje, os brasileiros utilizam mais Pix do que pagamentos em dinheiro vivo. Essa inovação financeira é fruto de anos de inovação bancária no país. A alta competitividade gerada com a entrada das instituições digitais fez com que as empresas estabelecidas tradicionais entrassem na corrida, fornecendo soluções digitais capazes de facilitar a vida de seus clientes. Além disso, os recursos tecnológicos permitiram que as instituições cortassem custos, reduzindo o número de agências e as despesas com infraestrutura.

A ideia é centralizar o máximo de serviços em um único canal: o celular do cliente. Isso reduz taxas e permite que as empresas ofereçam contas gratuitas, algo difícil de encontrar antes das instituições financeiras digitais. Com isso, surgem outros benefícios, como chatbots que atendem os clientes 24h todos os dias, além de pagamentos que são processados a qualquer hora de maneira instantânea.

Inclusão financeira no Brasil – O papel das fintechs na democratização do crédito

Um dos primeiros benefícios da difusão de fintechs bancárias e outros serviços de pagamentos digitais no país foi a inclusão financeira no país. Se antes algumas pessoas não conseguiam adequar-se aos requisitos mínimos para abertura de contas em instituições tradicionais, os serviços digitais abriram as portas, desburocratizando o serviço sem deixar de fornecer qualidade e segurança, além de boa parte sequer ter taxas.

E as fintenchs digitais foram ainda mais longe, promovendo ofertas de crédito com juros acessíveis e até mesmo investimentos em renda fixa e variável para pessoas que até então nunca tiveram contato com o mercado financeiro. Com isso, promoveram também a educação financeira no país, fazendo com que as pessoas passassem a ver seu dinheiro de um modo totalmente novo.

Pagamentos digitais – A era do Pix e o impacto na economia brasileira

Desde o desenvolvimento do Plano Real, os brasileiros não viam uma revolução tão estrondosa no setor monetário dentro dos limites do país. O Pix fornece a possibilidade de pagamentos digitais livres de taxas e processados de maneira imediata a qualquer hora do dia. Fornecendo uma forma totalmente eficiente e segura para prestadores de serviços ou donos de pequenos negócios.

Além de fomentar o comércio eletrônico, aumentando ainda mais a aderência das plataformas brasileiras. Outro setor que ganhou com o Pix foi o das carteiras digitais, serviços com alta aderência no país, que passaram a fornecer soluções altamente seguras e eficientes para os brasileiros. Hoje, boa parte dos usuários de internet do país são familiarizados com PicPay,PayPal e Mercado Pago. Que aumentam a conveniência e a segurança dos pagamentos como um todo.

Open banking no Brasil – Como o compartilhamento de dados está transformando o setor financeiro

Outro recurso que provocou uma pequena revolução no setor foi o open banking no Brasil. Isso permitiu que os usuários brasileiros compartilhassem dados financeiros de diferentes contas bancárias de maneira segura e desburocratizada. Integrando todos os valores disponíveis e tendo uma visão holística do seu patrimônio, ao invés de fazer a gestão fragmentada em contas.

Além disso, esse recurso fomentou a concorrência entre as empresas bancárias e sistemas de pagamento, fazendo com que eles entrassem em uma verdadeira maratona, um querendo ter as soluções mais avançadas que o outro. E quem ganha com isso, evidentemente, somos nós consumidores. Assim como o Brasil, que passa a ter um dos sistemas bancários mais avançados do mundo.

Bancos digitais brasileiros – A ascensão dos bancos sem agência

Ao que tudo indica, as agências bancárias físicas estão com seus dias contados. Bem, é claro que algumas instituições seguirão com sedes fixas para atender alguns perfis de clientes ou em caso de necessidades que exijam a presença do cliente. Mas os apps bancários hoje desempenham o papel de atendentes, permitindo a gestão financeira rápida, prática e segura a qualquer hora do dia sem a necessidade de deslocamento.

Com isso, as instituições cortam despesas e podem fornecer serviços com taxas menores. Além de fomentar a competição, visto que empresas recém chegadas disputam cabeça a cabeça com instituições bancárias centenárias do país.

Comparação entre bancos tradicionais e bancos digitais

Característica Bancos Tradicionais Bancos Digitais
Presença física Agências físicas em diversas localidades Totalmente online
Burocracia Processos mais lentos e burocráticos Processos rápidos e simplificados
Custos Taxas mais altas e tarifas mensais Baixas taxas ou isenção de tarifas
Atendimento ao cliente Horário comercial limitado Atendimento 24 horas
Abertura de conta Requer documentação presencial Abertura online em minutos

As tecnologias digitais não dão sinais de chegar a um platô. Pelo contrário, devem seguir desenvolvendo-se e trazendo novas soluções capazes de gerar novas revoluções no setor financeiro. Como brasileiros, ficamos na torcida para que o Banco Central siga com sua posição ousada e receptiva às novidades, fazendo com que nosso setor financeiro desenvolva-se em consonância com os países desenvolvidos. Assim, seguiremos vendo finee tecnologia financeira contribuindo com o open banking no Brasil. E os bancos digitais brasileiros facilitando cada vez o acesso bancário no país.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.