Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

TIM está pronta para ativar o 5G em 60 bairros de Teresina

A empresa também lança hoje a tecnologia em outras três capitais nordestinas: Aracaju, São Luís e Maceió.

Nesta segunda-feira (19), a TIM anuncia a primeira rede 5G Standalone (SA) em Teresina, a partir da liberação oficial da frequência de 3,5 GHz pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O início da operação na Capital já conta com a liberação do sinal com duas vezes mais antenas que o mínimo regulatório exigido pelas normas do Leilão 5G.

A tecnologia estará disponível em 60 bairros, correspondendo à cobertura de 32% da população teresinense. Dentre os bairros selecionados, estão: Ininga, Primavera, Ilhota, São Cristóvão, Uruguai e Gurupi. De acordo com o diretor de vendas da TIM Nordeste, Bruno Talento, a expectativa é aumentar não só o alcance da nova tecnologia, mas a democratização do acesso a diversos públicos com a expansão a todos os bairros da capital.


“Os marcos da Anatel se baseiam em quantidade de antenas por população. Então, o primeiro marco é uma antena por 100 mil habitantes, e em Teresina nós já estamos fazendo mais que o dobro já nesse primeiro momento. O próximo marco é uma antena a cada 50 mil habitantes. Então à medida que for diminuindo essa proporção de população e antena, nós vamos chegar nos demais bairros. O que também é importante, é que o 5G na forma que ele chegou, ele está chegando em todas as classes, pode perceber que na listagem de bairros houve essa democratização dessa tecnologia”, afirmou o diretor.

Foto: Lívia PessoaGP1Equipe TIM nordeste
Equipe TIM nordeste

Esta não é a primeira experiência com 5G em solo piauiense. Em março deste ano, a TIM demonstrou o uso completo da tecnologia de quinta geração na Fazenda Ipê, em Baixa Grande do Ribeiro, com drones, colheitadeiras e outras máquinas agrícolas controladas a distância. As demais cidades do Piauí terão o 5G ativado de acordo com o cronograma estabelecido pela Anatel. Além disso, Bruno Talento também trouxe à tona projetos sociais envolvendo a educação com a nova tecnologia.

“[A TIM busca] impulsionar o ensino a distancia com essa tecnologia. Em que nós disponibilizamos 400 cursos gratuitos, e também possiblidade de fazer uma extensão ou uma graduação com distancia, isso sem cobrar o pacote de dados, então, um cliente pré-pago pode fazer seu curso a distância. Quantas pessoas saem do interior ou se deslocam a grandes distâncias para fazer sua graduação? Agora com o 5G , com a alta velocidade e com essa iniciativa, pode impulsionar a parte da graduação e sua formação”, finalizou Bruno.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.