Fechar
GP1

Piauí

Sesapi disponibiliza cirurgias de alta complexidade para pacientes do interior

Com a descentralização dos atendimentos, foi possível levar essas cirurgias a diversos municípios.

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) tem desempenhado um papel fundamental na melhoria da assistência à saúde da população. Entre as ações mais significativas, está a ampliação do acesso a cirurgias de alta complexidade, que antes estavam concentradas principalmente na capital, Teresina.

“A Sesapi vem trabalhando para levar serviços de saúde de ponta a todas as regiões do estado, proporcionando à nossa população o melhor atendimento”, destaca o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.


Foto: Divulgação/AscomSesapi disponibiliza cirurgias de alta complexidade para pacientes do interior
Sesapi disponibiliza cirurgias de alta complexidade para pacientes do interior

Um dos beneficiados com os serviços de alta complexidade foi o lavrador Cândido Alves, de 40 anos, da cidade de Bonfim do Piauí. Ele realizou uma colectomia direita para retirada de um tumor no intestino no Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato, no dia 1º de fevereiro.

“Fiz uma cirurgia muito delicada no intestino e poder ter sido operado perto de casa facilitou muito para mim e para minha família. Sempre tinha alguém para ficar comigo, sempre via um conhecido. Esse tratamento aqui ajuda não só a mim, mas a muitas pessoas da macrorregião que não têm como ir para Teresina”, relata o paciente.

Com a descentralização dos atendimentos, por meio do Plano de Expansão da Rede de Média da Sesapi, foi possível levar essas cirurgias a diversos municípios, permitindo que pacientes de regiões afastadas se submetessem a intervenções cirúrgicas sem precisar viajar para a capital.

“A descentralização das cirurgias de alta complexidade também resulta na redução das filas de espera, proporcionando um atendimento mais rápido e eficiente. Com isso, a qualidade dos cuidados médicos no Piauí como um todo tem se aprimorado”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz.

O médico Alexandre Santana, diretor técnico do Hospital Regional Senador Cândido Ferraz e coloproctologista responsável pela cirurgia do senhor Cândido, explica a importância de disponibilizar esses serviços avançados no interior do estado.

“O fato de contarmos com material adequado, retaguarda de UTI, banco de sangue e a presença de profissionais qualificados permitiu a realização do tratamento cirúrgico definitivo do senhor Cândido, sem necessidade de uma nova cirurgia ou de deslocamento até a capital”, pontua o especialista.

O Hospital Regional Senador Cândido Ferraz atualmente atende pacientes de São Raimundo Nonato e dos demais municípios da Região de Saúde da Serra da Capivara.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.