A Câmara dos Deputados lançou uma ferramenta de participação popular na internet para permitir ao cidadão opinar sobre que deve ser votado pelo plenário.
De acordo com o presidente da Casa, Rodrigo Maia, o objetivo da ferramenta é identificar os projetos com maior apoio da população, além de “aproximar” a sociedade e Congresso Nacional. Segundo ele, os projetos mais avaliados, no entanto, não serão obrigatoriamente votados.
- Foto: DivulgaçãoSite Pauta Participativa
"Obrigatório [de ser votado], óbvio que não. Não tem nada na lei que obrigue. [Mas] acho que é um instrumento que vai aproximar a sociedade do parlamento e vai colocar na agenda assuntos que já estão avançados na Casa", declarou.
Segundo informações do G1, tanto na Câmara quanto no Senado, os projetos a serem incluídos na pauta de votações são discutidos previamente em reuniões dos líderes partidários com os presidentes das duas Casas.
Para participar, o cidadão precisa se cadastrar no site Pauta Participativa. A cada duas semanas serão apresentados projetos em três áreas diferentes, como saúde, segurança e política. Cada participante tem o direito de optar por até dois projetos em cada tema e o projeto vencedor em cada tema é aquele que conseguir o maior saldo de votos.
Ver todos os comentários | 0 |