Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

SpaceX lança o primeiro satélite de madeira do mundo no espaço

O satélite ficará em órbita a cerca de 400 quilômetros da Terra e é construído sem parafusos ou cola.

Pesquisadores japoneses lançaram, na última terça-feira (05), o primeiro satélite de madeira do mundo, em um teste pioneiro para avaliar o uso desse material em futuras missões à Lua e a Marte. O satélite foi enviado à Estação Espacial Internacional (ISS) em uma missão da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk.

Batizado de LignoSat, termo derivado do italiano para "madeira", o pequeno satélite tem o tamanho de uma palma da mão e foi criado para demonstrar o potencial desse recurso renovável no espaço. Desenvolvido pela Universidade de Kyoto em parceria com a construtora Sumitomo Forestry, o LignoSat busca explorar a viabilidade da madeira em ambientes cósmicos.


Foto: Divulgação/ Kyoto UniversitySatélite foi desenvolvido pela Universidade de Kyoto em parceria com a construtora Sumitomo Forestry
Satélite foi desenvolvido pela Universidade de Kyoto em parceria com a construtora Sumitomo Forestry

O satélite foi construído com madeira honoki, utilizando uma técnica tradicional japonesa que dispensa o uso de parafusos ou cola. A iniciativa faz parte de um projeto de longo prazo que visa plantar árvores e construir habitações de madeira na Lua e em Marte nos próximos 50 anos.

O LignoSat será colocado em órbita a cerca de 400 quilômetros de altitude, após ser transportado à ISS pela missão da SpaceX.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.