As companhias aéreas Gol, Latam e Azul decidiram revisar sua parceria com a Despegar, holding responsável pela marca Decolar, conforme informação divulgada pela Revista Oeste. A decisão teria sido motivada por indícios de irregularidades na venda de passagens, especificamente no uso da chamada “tarifa operador”.
Segundo informações, a Despegar aplicava esse desconto exclusivo em pacotes de passagens aéreas, o que não é permitido, enquanto isso, os clientes pagavam o valor integral dos bilhetes, e a empresa ficava com a diferença, o que teria inflado artificialmente os lucros da Decolar e assim gerado insatisfação entre as demais companhias aéreas.

A Decolar já havia sido multada em R$ 2,5 milhões pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça, em junho de 2022, quando a companhia foi acusada de praticar geopricing, uma alteração do preço de acomodações e negativa de oferta de pacotes em razão da localização geográfica do cliente.
A Senacon afirmou que a empresa oferecia preços mais vantajosos a consumidores estrangeiros em comparação a brasileiros, o que foi considerado abusivo e representou uma violação ao Código de Defesa do Consumidor. Em 2021 o órgão cobrou R$ 752 mil da Decolar por omitir os riscos das vendas de bilhetes da Avianca Brasil, quando a operadora aérea, que faliu em 2020, já estava em recuperação judicial.
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