O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) prometeu que vai participar das manifestações contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que acontecem no dia 16 de março no Rio de Janeiro. Na ocasião, Bolsonaro declarou que, além de protestar contra o governo atual, os atos também são uma oportunidade de defender, nas ruas, a anistia aos manifestantes presos pelo 8 de janeiro.
Em entrevista ao canal Brazil Talking, ele pontuou algumas das motivações dos protestos. “Eu devo estar no Rio de Janeiro. Vai ser o quê? Anistia e as questões nacionais. Outros vão ser sobre impeachment, outros vão ser outro assunto qualquer”, afirmou o ex-presidente.
![Apoiadores do Presidente Jair Bolsonaro](/media/image_bank/2022/10/apoiadores-do-presidente-jair-bolsonaro.jpeg.1200x0_q95_crop.webp)
Bolsonaro reiterou o apoio aos presos políticos pelas manifestações ocorridas em 8 de janeiro na Praça dos Três Poderes. Para ele, as invasões e depredações não partiram dos seus apoiadores. “O que aconteceu em 8 de janeiro não foi do nosso lado, já estava quebrado antes de chegarem perto”, defendeu Bolsonaro.
PGR deve apresentar denúncia contra Bolsonaro
Nos próximos dias, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, deve apresentar denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro nos próximos dias, em que é acusado de liderar uma suposta organização criminosa para tentar um golpe de Estado.
A denúncia é baseada no inquérito da Polícia Federal (PF) que indiciou o ex-presidente por abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.
Manifestações ocorrem em meio a queda na popularidade de Lula
A organização dos protestos e atos contra o atual governo ocorrem em um contexto em que a popularidade do presidente Lula vem decaindo, conforme divulgado em pesquisa pelo Datafolha. Os atos são uma movimentação proposta por apoiadores de Bolsonaro, em uma forma de mostrar o descontentamento com a gestão petista.
— Elon Musk (@elonmusk) February 15, 2025
O bilionário Elon Musk, que está à frente do Departamento de Eficiência Governamentos dos Estados Unidos e dono da rede social X, compartilhou uma publicação sobre a “onda nacional de protestos” em todo o Brasil, e demonstrou apoio às manifestações.
Ver todos os comentários | 0 |