Nessa terça-feira (18), um homem, identificado como Vinicius Krug de Souza, compareceu à cerimônia de colação de grau dos cursos de Engenharia Metalúrgica, Engenharia de Minas e Engenharia de Materiais, com uma suástica desenhada em seu rosto. O caso aconteceu na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
A instituição de ensino registrou um boletim de ocorrência na Polícia Federal (PF) contra o aluno. Vinicius Krug negou que a pintura fosse um símbolo nazista, argumentando que o desenho fazia referência ao hinduísmo. O caso foi observado pelo vice-reitor Pedro Costa e o coordenador de Segurança Mozarte Simões da Costa Junior, que impediram a participação do aluno até que ele removesse a suástica.

Além da denúncia, a UFRGS informou por meio de comunicado oficial que tomará medidas administrativas contra o aluno.
A cerimônia continuou após o estudante aceitar apagar o símbolo de seu rosto, o que aconteceu somente após advertência da instituição. Ainda segundo a universidade, a decisão de continuar a cerimônia foi em consideração aos demais formandos, seus familiares e convidados.
Na sexta-feira (21), a reitoria da universidade irá se reunir com a procuradora federal na UFRGS a fim de definir as medidas administrativas cabíveis ao caso. Nesta quarta-feira (19) o Diretório Central dos Estudantes (DCE) enviou a reitoria um oficio onde solicitou a anulação da diplomação do aluno.
Ver todos os comentários | 0 |