Por: Abdala Jamil Abdala (*)
Abastecido de bons eventos regionais, faltava ao setor de frutas, verduras, legumes e derivados conquistar espaço no maior centro financeiro do País, a capital paulista.
E a Francal Feiras – posicionada entre as maiores empresas promotoras de eventos de negócios da América Latina, e atuando neste segmento de mercado há mais de 40 anos – encarou esse desafio, completando o cenário que hoje compõe um dos calendários de feiras mais fartos da atualidade.
Depois de estrear seus primeiros passos com sucesso em2009, aFruit & Tech – Feira Internacional de Frutas, Legumes e Derivados, Tecnologia e Logística finca bandeira na capital paulista, desbravando um cenário promissor para o setor que representa. Neste ano, acontece de 27 a 29 de Setembro, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte.
Tendo como principal objetivo promover bons negócios de ponta a ponta da cadeia de frutas, do produtor ao comprador, passando pelos fornecedores, importadores e exportadores, o evento já mostrou a que veio. Em sua primeira edição, foram efetivadas 255 reuniões em três dias de evento com a participação de 65 empresas produtoras de frutas e legumes frescos e processados.
Nas Rodadas de Negócios, participaram 15 compradores internacionais de mercados já consolidados, como Europa e Estados Unidos, além de importadores do Oriente Médio, África do Sul, Rússia e América do Sul. Isto, além das rodadas de compradores nacionais de redes de varejo, distribuidoras e comerciais exportadoras, visando aumentar o contato com novos fornecedores.
Pode-se dizer que a Fruit & Tech aproximou a demanda com a oferta, possibilitando às pequenas empresas a oportunidade de negociar de frente com grandes compradores. A feira trouxe compradores de países com potencial de crescimento na importação de frutas e seus derivados do Brasil para atender à demanda dos empresários brasileiros por inserção de seus produtos em novos mercados. Entre os países visitantes na edição de 2009, marcaram presença Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, China, Equador, Estados Unidos, França, Inglaterra, Israel e Tunísia.
Mas não pára por aí. A Fruit & Tech se consolida como um fórum de debates, com a realização do Seminário Internacional, que promove discussões e a difusão de tendências e novas tecnologias. Em 2010, queremos repetir esse sucesso, com uma ampla variedade de atrações, seminário, palestras e novidades aos profissionais do setor, além de compradores, distribuidores, fornecedores e supermercadistas.
A mesa farta dos brasileiros é um bom termômetro para reforçar a posição do Brasil, que já é um dos três maiores produtores de frutas do mundo. Sua produção superou 43 milhões de toneladas em 2008. Com esse saldo, o País fica atrás apenas da China e da Índia.
Cerca de 53% da produção brasileira é destinada ao mercado de frutas processadas e 47% ao mercado de frutas frescas. Existe hoje um mercado externo potencial acessível à fruticultura brasileira de 28,9 milhões de toneladas.Esse é o panorama da exportação brasileira, segundo o Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf), que é parceiro da Francal Feiras, cooperando para a realização da Fruit & Tech.
Mas muito ainda tem que ser feito para que o mercado interno defrute de toda a variedade oferecida pelos produtores. Por meio de políticas públicas e campanhas de conscientização, é preciso aumentar o consumo, a produção e a comercialização de alimentos saudáveis como frutas, legumes e verduras na perspectiva de promoção da saúde, do respeito e valorização aos hábitos alimentares culturalmente referenciados.
Vale lembrar que, segundo recomendação de especialistas, cada indivíduo deve consumir, pelo menos, 400 gramas de frutas, legumes e verduras ao dia. Para prevenir doenças crônicas não transmissíveis, é necessário que, em uma dieta de 2000 calorias, 9% das calorias totais (183 calorias) sejam provenientes de frutas, verduras e legumes (5 porções – 2 de frutas e 3 de verduras e legumes).
Com o aumento do consumo, a cadeia produtiva ganha ritmo, fomentando oportunidades de geração de emprego e renda e desenvolvimento sustentável nas áreas produtivas.
De outro modo, o setor vem estimulando o incremento de novos nichos no mercado interno, como a chamada Agroindustrialização. De 2005 para cá, tem ocorrido um contínuo crescimento do consumo de bebidas prontas para o consumo, incluindo sucos, néctares, drinques, blends de soja e água de coco, passando de 333 mil litros para 477 mil litros. Se cresce o consumo de bebidas prontas, a venda de frutas aumenta automaticamente, promovendo a diversificação dos negócios.
E é justamente para manter essa ciranda em marcha que a Fruit & Tech surge, como o slogan que reforça seu propósito: “Plantamos a semente e o mercado já está colhendo os bons frutos”! Em fase embrionária, mas com perspectiva de vida longa, o evento já mostrou que pode reproduzir no pavilhão a diversidade que encontramos nos campos de produção e na mesa farta dos brasileiros.
Em São Paulo não há nenhuma feira deste segmento que agregue toda a cadeia produtiva e, por isso, acreditamos que a Fruit & Tech será indispensável no calendário de eventos do setor. Por isso, reafirmo: “Estamos no lugar certo, na hora certa!
(*) Abdala Jamil Abdala é presidente da Francal Feiras
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1
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